Rotina e Ordenação de Acontecimentos: um estudo sobre sequências temporais em livros didáticos de Matemática para o ciclo de alfabetização

Autores

  • Julia Calheiros Cartela de Araujo Professora do Instituto Capibaribe
  • Rosinalda Aurora de Melo Teles Professora da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.10

Palavras-chave:

Tempo, Livro didático, Sequências temporais, Ciclo de Alfabetização

Resumo

Este artigo é um recorte de um estudo de mestrado em Educação Matemática que objetivou analisar a grandeza tempo em livros didáticos de matemática para o ciclo de Alfabetização. Para isso, analisaram-se atividades em 23 coleções aprovadas pelo PNLD 2013. Foram identificadas 1.256 atividades envolvendo tempo, dentre as quais, 86 tratavam a ideia de sequências temporais. Desta categoria, derivaram-se duas subcategorias: rotina e ordenação de acontecimentos. Os resultados mostram que a rotina é pouco abordada nas coleções. Predomina a ordenação de acontecimentos, representando 79% do total  de atividades, apresentando o mesmo modelo das experiências de Piaget, a relação de “antes” e “depois”.

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Publicado

01-01-2014

Como Citar

CARTELA DE ARAUJO , J. C.; MELO TELES, R. A. de . Rotina e Ordenação de Acontecimentos: um estudo sobre sequências temporais em livros didáticos de Matemática para o ciclo de alfabetização. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 64, p. 18–33, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.10. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/10. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos