Rotina e Ordenação de Acontecimentos: um estudo sobre sequências temporais em livros didáticos de Matemática para o ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.10Palavras-chave:
Tempo, Livro didático, Sequências temporais, Ciclo de AlfabetizaçãoResumo
Este artigo é um recorte de um estudo de mestrado em Educação Matemática que objetivou analisar a grandeza tempo em livros didáticos de matemática para o ciclo de Alfabetização. Para isso, analisaram-se atividades em 23 coleções aprovadas pelo PNLD 2013. Foram identificadas 1.256 atividades envolvendo tempo, dentre as quais, 86 tratavam a ideia de sequências temporais. Desta categoria, derivaram-se duas subcategorias: rotina e ordenação de acontecimentos. Os resultados mostram que a rotina é pouco abordada nas coleções. Predomina a ordenação de acontecimentos, representando 79% do total de atividades, apresentando o mesmo modelo das experiências de Piaget, a relação de “antes” e “depois”.
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