Apresentação PROJETOS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

concepções, experiências, narrativas e resistências

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Projetos institucionais, padronização curricular

Resumo

Este dossiê - “Projetos Institucionais de Formação de Professores: concepções, experiências, narrativas e resistências” - congrega artigos que se propõem a refletir sobre os aspectos caracterizadores da elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, em diferentes instituições. A elaboração destes textos se deu em contexto de novas exigências legais e sociais, e, mais espeficicamente, de disputa formativa hegemônica em torno do papel e da função do processo inicial de formação de professores. O dossiê mostra o movimento histórico de construção dos projetos, em meio a lutas e resistências à imposição de uma padronização curricular que fere a autonomia das Universidades e descaracteriza os cursos de licenciatura.  

Biografia do Autor

Kátia Curado, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Faculdade de Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), é Pesquisadora Produtividade do CNPq. Doutora e Mestre em Educação (UFG), graduada em Pedagogia, com Pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe. Integra o Conselho Nacional da Internacional Antonio Gramsci Society (ICS), e é Secretária Geral da Anfope.

Lisete Jaehn, Universidade Federal Fluminense -UFF

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Pedagoga e doutora em Educação pela UNICAMP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Conhecimentos e Formação de Professores (CCFP/UFF). Preside o Colegiado Geral das Licenciaturas e a Divisão de Prática Discente das Licenciaturas da UFF. Integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do curso de Pedagogia-RJ e a coordenação executiva do MONAPE - Movimento Nacional em defesa da formação de professores/as - curso de Pedagogia. É associada à Anfope.

Publicado

2023-12-11