FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA

Notas em procura de um materialismo consequente

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, prática, materialismo dialético

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a direção da formação dos professores para e pela prática nos limites do empirismo, encaminhando o problema em perspectiva materialista e dialética. Com esta finalidade, recupera como o problema da prática vem aparecendo nas diretrizes para a formação de professores; destaca em crítica o fetiche da prática como “experiência empírica acumulada” que imputa aos professores os limites que são estruturais do capitalismo, pontuando que esta direção também evidencia a preocupação com formação da subjetividade dos professores em correspondência com a realidade exterior à consciência. Por fim, sinaliza as contribuições de José Barata-Moura para o redirecionamento do problema em perspectiva materialista e dialética.

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora da Faculdade de Educação da UFBA, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação (MTE/FACED UFBA). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, é pós-doutora pela Universidade de Lisboa, Portugal, e pela ESEFID-UFRGS.   

Publicado

2023-12-11