PARA ALÉM DO ASSISTENCIALISMO E DA ESCOLARIZAÇÃO

as práticas curriculares com a experiência da infância e os desafios impostos à formação continuada

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Currículo, Formação continuada

Resumo

O ensaio propõe analisar os desafios que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC, 2016) têm infringido sobre as práticas educadoras e os processos de formação continuada das professoras que atuam nas redes municipais de educação infantil. Nesta direção, busca-se entender as causas que têm dificultado a promoção das rupturas pratico-conceituais sugeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - e  como tais causas se relacionam com o problema da formação; bem como proceder uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil no sentido  de demonstrar como tal documento  se desvincula politicamente das citadas diretrizes, expressando-se enquanto um retrocesso dedicado ao atendimento dos interesses privatistas sobre a educação pública e provocando consequências negativas graves sobre os processos de formação. O ensaio alinha-se à leitura de Gilles Deleuze da obra Ética de Baruch Spinoza e à leitura de Suely Rolnik sobre a obra de Félix Guattari. Esperamos compor entendimentos capazes de viabilizar a promoção de estilos de formação continuada mais democráticos, potentes e efetivos.

Biografia do Autor

Sammy W. Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Doutor em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade fFderal do Espírito Santo.

Ghislaine Martins Tolentino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista do Projeto de Extensão: "A Educação de Educadores para Atuarem na Formação em Serviço da Pré-escola" e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UERJ). Mediadora escolar.

Larissa Eugênia Leal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Voluntária do Projeto de Iniciação Científica e membro do Grupo de estudos e pesquisas "Infâncias e Currículos" (UERJ)

Wirna de Medeiros Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Voluntária do Projeto de Iniciação Científica e membro do Grupo de estudos e pesquisas "Infâncias e Currículos" (UERJ)

Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios