UM BREVE HISTÓRICO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA GÊNEROS, SEXUALIDADES E DIFERENÇAS NOS VÁRIOS ESPAÇOSTEMPOS DA HISTÓRIA E DOS COTIDIANOS

NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

Palavras-chave:

História, Gêneros, Sexualidades, pesquisa acadêmica, educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar de forma simples e direta um pouco da história do Grupo de Estudos e Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos vários espaçostempos da história e dos cotidianos (Gesdi) e de algumas pesquisas tecidas por pessoas que compõem esse coletivo. O seu referencial teórico-metodológico está referendado na pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2002, 2008). Para leitura dos dados observados, coletados, dos questionários e das narrativas, utilizamos o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989).

Biografia do Autor

Denize de Aguiar Xavier Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada do Departamento de Educação da FFP/UERJ, Procientista, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI/UERJ) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB/UFF). Mestre e Doutora em educação, possui Pós-doutorado em Educação pela (UFF; PROPED/UERJ). É docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais UERJ/FFP.

 

Renan Corrêa dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais na UERJ/FFP. Membro dos grupos de pesquisas/estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI) da UERJ/FFP e Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCB) da UFF. 

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores