POR UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO MONOGRÁFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA

na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2008-2016)

Autores

Palavras-chave:

Monografia, Produção discente, Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo objetiva produzir uma radiografia do conjunto das monografias do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde a sua institucionalização como requisito para conclusão da graduação, no ano de 2008. Para além de um diagnóstico dos trabalhos realizados, interessa compreender o que os dados podem revelar acerca da formação empreendida na instituição. Deste modo, o artigo tenciona compor um mapeamento, sistematização e socialização das informações instituindo um movimento que busca historicizar a produção monográfica e o seu papel na formação do pedagogo. Para este intento utiliza-se como baliza temporal o período de 2008 a 2016 em que foram analisadas 278 monografias que se encontram no site da faculdade, não sendo considerados os trabalhos que, embora tenham sido apresentados no recorte temporal proposto pelo estudo, encontram-se em suporte papel e CDs na biblioteca da instituição.

Biografia do Autor

Marilene Antunes Sant´Anna , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI)

Monica Ferreira de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Ciências Humanas (Especialização em Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância da FFP/Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Sônia de Oliveira Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd). Faculdade de Educação. UERJ. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI). Pro-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores