POR UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO MONOGRÁFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2008-2016)
Palavras-chave:
Monografia, Produção discente, Curso de PedagogiaResumo
O artigo objetiva produzir uma radiografia do conjunto das monografias do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde a sua institucionalização como requisito para conclusão da graduação, no ano de 2008. Para além de um diagnóstico dos trabalhos realizados, interessa compreender o que os dados podem revelar acerca da formação empreendida na instituição. Deste modo, o artigo tenciona compor um mapeamento, sistematização e socialização das informações instituindo um movimento que busca historicizar a produção monográfica e o seu papel na formação do pedagogo. Para este intento utiliza-se como baliza temporal o período de 2008 a 2016 em que foram analisadas 278 monografias que se encontram no site da faculdade, não sendo considerados os trabalhos que, embora tenham sido apresentados no recorte temporal proposto pelo estudo, encontram-se em suporte papel e CDs na biblioteca da instituição.