FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
A desertificação da docência
Palavras-chave:
Formação de Professores/as, Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais, Fragmentação da formaçãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em educação física e suas implicações para a formação de professores/as, bem como as possibilidades contra hegemônicas e os movimentos de resistências que vêm pautando a agenda da formação integrada-unificada para a área no Brasil. Lança mão do materialismo histórico dialético para dar materialidade a esta análise, tendo como eixos a pesquisa documental e bibliográfica. Reconhece a formação de professores e professoras em educação física como um campo político sociocultural e dialético, situado historicamente no debate mais amplo da luta de classes no modo de produção capitalista. Os resultados revelam que as atuais diretrizes curriculares representam um projeto de formação que desertifica a docência como centralidade do trabalho-práxis pedagógica, acentua a fragmentação entre licenciatura e bacharelado, atua no fortalecimento da pedagogia das competências e currículo flexível para o atendimento ao mercado