FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

A desertificação da docência

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores/as, Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais, Fragmentação da formação

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em educação física e suas implicações para a formação de professores/as, bem como as possibilidades contra hegemônicas e os movimentos de resistências que vêm pautando a agenda da formação integrada-unificada para a área no Brasil. Lança mão do materialismo histórico dialético para dar materialidade a esta análise, tendo como eixos a pesquisa documental e bibliográfica. Reconhece a formação de professores e professoras em educação física como um campo político sociocultural e dialético, situado historicamente no debate mais amplo da luta de classes no modo de produção capitalista. Os resultados revelam que as atuais diretrizes curriculares representam um projeto de formação que desertifica a docência como centralidade do trabalho-práxis pedagógica, acentua a fragmentação entre licenciatura e bacharelado, atua no fortalecimento da pedagogia das competências e currículo flexível para o atendimento ao mercado

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação (UFPA) com doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires, Argentina (CAPES). Licenciada em Educação Física e em Pedagogia. Professora Associada da UFPA, atuando no graduação e na Pós-Graduação . Atua na coordenação colegiada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA), e integra os grupos de pesquisa: Geperuaz/UFPA (Grupos de estudos e pesquisas em educação do campo na Amazônia) e Gestrado/UFPA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente).

Publicado

2023-12-11