FORMAÇÃO E VIDA ENTRE INVENÇÃO DE SI E DE MUNDOS

para celebrar o Cinquentenário da FFP/UERJ

Autores

Palavras-chave:

formação inventiva de professores, pesquisa-intervenção, micropolítica, universidade, escola básica

Resumo

Este artigo é escrito para celebrar o cinquentenário da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem o propósito de fazer ver e falar experiências de formação inventiva de professores no encontro estreito entre universidade e escola básica. Utiliza o dispositivo de uma entrevista-conversa tecida entre membras do Grupo de Pesquisas Oficinas de Formação Inventiva de Professores – OFIP/UERJ/CNPq –, que existe desde 2009, na FFP/UERJ, para explicitar experiências de formar tecidas por entre encontros, conversas e problematizações com outros, naquilo que existe de força para pensar de outros modos a ligação estreita entre formação, conhecer e viver.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Oficinas de formação inventiva de professores – OFIP/CNPq. Editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Vice-Coordenadora do FEPAE/ANPED.

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS-UFF), doutoranda em educação (PPGEDu-UERJ), médica veterinária, licenciada em ciências biológicas e pedagogia. Professora de ciências das rredes municipais de educação de São Gonçalo e Saquarema (RJ). Bolsistas FAPERJ. Membra do grupo de Pesquisas Oficinas de formação inventiva de professores - OFIP/CNPq.

Ayama Vera Araujo Prado, Rede Municipal de Educação de Maricá - RJ

Mestra em Educação PPGEDU/ UERJ. Pedagoga pela FFP. Professora contratada da Rede Municipal de Maricá. Integrante do Grupo de Pesquisa Oficinas de Formação Inventiva de Professores - OFIP/CNPq

Hágata Cristina Paes Rosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Licencianda em Pedagogia da FFP/Uerj. Bolsista de Iniciação Científica UERJ e membra do grupo de pesquisas Oficinas de formação inventiva de professores - OFIP/CNPq.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores