OS 50 ANOS DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ

ressonâncias do programa Vozes da educação no ensino, na pesquisa e na extensão no leste fluminense

Autores

Palavras-chave:

Núcleo de Pesquisa e de Extensão Vozes da Educação, Intelectuais Públicos, FFP/UERJ

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar os entrelaçamentos entre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ) e o primeiro grupo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação – Historia(s), Memoria(s) e politicas das escolas de São Gonçalo, acentuando as condições que fizeram com que pesquisadores dedicados aos diferentes campos da educação  por meio deste Núcleo firmaram um lugar de debates e afetos para discussões de pesquisas e extensão a partir do enraizamento da FFP/UERJ na formação de professores na cidade de São Gonçalo. O artigo ancora-se na teoria crítica formulada por Walter Benjamin em especial, o conceito materialista-dialético de história escovada a “contrapelo” de modo a ressaltar as travessias e passagens que repercutiram na criação de um grupo de pesquisa e extensão, enlaçando os acontecimentos que principiam na projeção da FFP/UERJ como um rico campus instituinte e instituído pelo dialogo com a educação e as escolas de São Gonçalo e na formação de seus intelectuais orgânicos. O texto indica que a criação do Núcleo Vozes  trouxe contribuições  para o fortalecimento institucionalização da pesquisa e da extensão amalgamando a inter-relação  ensino-pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora associada da FFP/UERJ é docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/FFP/UERJ) e Procientista da UERJ/Faperj, desde 1999. Graduada em Pedagogia, é mestre e doutora em Educação, tendo Pós-Doutorado em Educação, pela Unicamp. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância(s), Formação de Professores/as e Diversidade Cultural (GIFORDIC/UERJ) e pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores (UERJ). Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, e coordenadora do GT Educação Popular da ANPED (2019-2023).

Mairce da Silva Araújo , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, Lider do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: Memórias, histórias e formação docente, Coordenadora dos Grupos de Pesquisa: Alfabetização, Memória, Formação docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE) e Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE), Membra do Comitê científico do GT 13 da Anped. Interesse de pesquisa articulado à formação de professores alfabetizadores, cotidiano escolar, pesquisa narrativa e questões etnicorraciais

Marcia Soares de Alvarenga , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do quadro permanente do Programa de Pos-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Atualmente é vice coordenadora do GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Anped. É Procientista da UERJ com bolsa de produtividade Faperj/UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educação, educação de jovens e adultos trabalhadores, poder local, direito à educação e movimentos sociais. 

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores