OS 50 ANOS DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ
ressonâncias do programa Vozes da educação no ensino, na pesquisa e na extensão no leste fluminense
Palavras-chave:
Núcleo de Pesquisa e de Extensão Vozes da Educação, Intelectuais Públicos, FFP/UERJResumo
Este artigo tem como objetivo abordar os entrelaçamentos entre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ) e o primeiro grupo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação – Historia(s), Memoria(s) e politicas das escolas de São Gonçalo, acentuando as condições que fizeram com que pesquisadores dedicados aos diferentes campos da educação por meio deste Núcleo firmaram um lugar de debates e afetos para discussões de pesquisas e extensão a partir do enraizamento da FFP/UERJ na formação de professores na cidade de São Gonçalo. O artigo ancora-se na teoria crítica formulada por Walter Benjamin em especial, o conceito materialista-dialético de história escovada a “contrapelo” de modo a ressaltar as travessias e passagens que repercutiram na criação de um grupo de pesquisa e extensão, enlaçando os acontecimentos que principiam na projeção da FFP/UERJ como um rico campus instituinte e instituído pelo dialogo com a educação e as escolas de São Gonçalo e na formação de seus intelectuais orgânicos. O texto indica que a criação do Núcleo Vozes trouxe contribuições para o fortalecimento institucionalização da pesquisa e da extensão amalgamando a inter-relação ensino-pesquisa e extensão.