MOVIMENTOS EM “XADREZ” DA UERJ/ FFP
Ações dos projetos de monitoria e estágio interno complementar de um coletivo
Palavras-chave:
Formação docente; Ensino Superior;, Departamento de Educação da FFP/ UERJ;, Ações de Ensino;, Ações de PesquisaResumo
O artigo traz a metáfora do xadrez com objetivo de apresentar o curso de Pedagogia da FFP/ UERJ, o Departamento de Educação (DEDU), um Coletivo de Estudos e Pesquisas e as ações formativas de dois projetos envolvendo a atuação de graduandos. Refletimos sobre a celebração dos 50 anos da FFP. A instituição é interpretada em nosso texto como o tabuleiro no qual desenvolvemos nossas ações de ensino, pesquisa e extensão. Nessa composição estética compartilhamos da compreensão organizativa de que: a) o DEDU como o “rei”, b) nosso Coletivo como a “rainha”, c) a Monitoria em Educação Infantil como a “torre”, d) o projeto de EIC como o “bispo”, e) os bolsistas efetivos e voluntários como os “cavalos” e, f) os “peões” seriam os outros projetos do Coletivo, que não estão com suas ações em foco discursivo. A metodologia incorporada nas discussões são os estudos do cotidiano e a pesquisa narrativa. Como resultado apresentamos os impactos formativos dos projetos do presente estudo.