DE PORTAS ABERTAS PARA A COMUNIDADE GONÇALENSE

As ações extensionistas como práticas educativas não escolares da FFP/UERJ

Autores

Palavras-chave:

Ação Extensionista, Pedagogia Social, Legislação Educacional, FFP/UERJ

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a extensão universitária como uma prática educativa não escolar relevante na formação docente inicial. De maneira especial, busca-se exemplificar essa reflexão com um exemplo de ação extensionista dentro do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo. A partir de uma abordagem bibliográfica o texto se fundamenta nos autores do da Pedagogia Social e na legislação educacional sobre a extensão universitária. Desde esta articulação teórica e do relato de experiência, ila-se que as ações extensionistas são práticas educativas de caráter não escolar que auxiliam tanto no atendimento das demandas da formação discente em situação de vulnerabilidade quanto na ampliação do conceito de docência para além dos currículos do ensino superior. O relato da ação extensionista corrobora a ação da FFP/UERJ dentro dessa reflexão e legitima a sua existência cinquentenária no contexto universitário fluminense.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais – PPGEDU – FFP/UERJ. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula – FFP/UERJ. Pesquisador sobre Pedagogia Social, Representações Sociais de Pobreza na Formação Docente e Práticas Educativas Não Escolares.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores