MEMORIAL FORMATIVO NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UERJ:
Uma travesia de professora a formadora de professores
Palavras-chave:
Formação inicial de professores , Formação continuada de Professores, Narrativas, ExperiênciasResumo
O presente texto apresenta a narrativa das experiências de vida e formação de uma egressa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, articulando-as com a formação inicial e continuada de professores. O relato de experiência traz os processos formativos e as reflexões a partir do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação do PPGedu: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. O estudo está ancorado em Josso e Delory-Momberger que difundem a narrativa enquanto metodologia de produção de conhecimento na formação e no desenvolvimento da profissão docente, além de produzir conhecimento de si, constituindo assim uma capacidade fundamental da espécie humana. Esta narrativa evidencia a travessia de formação de uma professora para agora formadora de professores. Além disso, busca evidenciar a importância desta instituição para São Gonçalo e para os municípios adjacentes, possibilitando a ampliação de entrada e permanência no ensino superior.