MEMORIAL FORMATIVO NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - UERJ:

Uma travesia de professora a formadora de professores

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores , Formação continuada de Professores, Narrativas, Experiências

Resumo

O presente texto apresenta a narrativa das experiências de vida e formação de uma egressa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, articulando-as com a formação inicial e continuada de professores. O relato de experiência traz os processos formativos e as reflexões a partir do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação do PPGedu: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. O estudo está ancorado em Josso e Delory-Momberger que difundem a narrativa enquanto metodologia de produção de conhecimento na formação e no desenvolvimento da profissão docente, além de produzir conhecimento de si, constituindo assim  uma capacidade fundamental da espécie humana. Esta narrativa evidencia a travessia de formação de uma professora para agora formadora de professores. Além disso, busca evidenciar a importância desta instituição para São Gonçalo e para os municípios adjacentes, possibilitando a ampliação de entrada e permanência no ensino superior.

Biografia do Autor

Adriana de Freitas Salomão do Nascimento, Universidade de Vassouras / Secretaria de Educação de Maricá

Professora Assistente na Universidade de Vassouras. Gerente de Ensino do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Maricá. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2005). Mestre em Educação pelo PPPedu Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ (2022).

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Titular aposentada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia (PUC-Rio), Mestre em Educação (UERJ) e Doutora em Ciência (ENSPJV/FioCruz), tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2007) e pela UFMT (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq).

 

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores