FORMAÇÃO HUMANA, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE
Articulação entre saberes e experiências cotidianas
Palavras-chave:
Identidade profissional docente, Formação docente, Formação de professoresResumo
Refletindo acerca das características necessárias à atuação de professores e professoras, a partir de perspectivas epistemológicas do pensamento complexo, intencionando compreender a multiplicidade de saberes e conhecimentos tecidos em sociedade, propícios à formação inicial e continuada, buscamos, neste artigo, entender quais saberes e conhecimentos abrangem o processo de formação da identidade profissional docente. Para tanto, utilizamos o procedimento metodológico de Revisão Bibliográfica, numa abordagem qualitativa, estabelecendo um diálogo teórico com Freire (1994), Morin (2012), Harari (2016), Tardif (2002) e Oliveira (2008). Compreendemos que a formação da identidade profissional docente articula em rede, múltiplos saberes, vivências e experiências que extrapolam as padronagens instituídas do ser professor, tornando relevante considerar condições existenciais, temporais, biológicas, cósmicas, cotidianas, pedagógicas em que estão inseridos.