FORMAÇÃO HUMANA, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE

Articulação entre saberes e experiências cotidianas

Autores

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Formação docente, Formação de professores

Resumo

Refletindo acerca das características necessárias à atuação de professores e professoras, a partir de perspectivas epistemológicas do pensamento complexo, intencionando compreender a multiplicidade de saberes e conhecimentos tecidos em sociedade, propícios à formação inicial e continuada, buscamos, neste artigo, entender quais saberes e conhecimentos abrangem o processo de formação da identidade profissional docente. Para tanto, utilizamos o procedimento metodológico de Revisão Bibliográfica, numa abordagem qualitativa, estabelecendo um diálogo teórico com Freire (1994), Morin (2012), Harari (2016), Tardif (2002) e Oliveira (2008). Compreendemos que a formação da identidade profissional docente articula em rede, múltiplos saberes, vivências e experiências que extrapolam as padronagens instituídas do ser professor, tornando relevante considerar condições existenciais, temporais, biológicas, cósmicas, cotidianas, pedagógicas em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Emanuella de Azevedo Palhares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, tem Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do GEPEJA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - vinculado ao Departamento de Educação, do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em "Ensino em EJA" pela Faculdade da Região Serrana (FARESE) - Grupo Educacional FAVENI. 

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA.

Alcivânia de Oliveira Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC - UERN. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação/Nuped-CNPq. Membro do Projeto de Ensino, Ateliê de Formação em Literatura para a Docência - UERN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014) pela Faculdade do Vale do Jaguaribe do Ceará. Membro Fundador da Sociedade Literária Sertôes do Açu - Clube do Livro (2020)

Publicado

2023-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios