FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Uma análise centrada nas práticas curriculares desenvolvidas por educadores do Assentamento Paulo César Vinha - Conceição da Barra (ES)

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Formação, Prática

Resumo

Esse estudo foi realizado no contexto do Assentamento Paulo César Vinha, localizado no município de Conceição da Barra, na macrorregião norte do estado do Espírito Santo. Tem como objetivo analisar a formação docente em educação de jovens e adultos a partir de reflexões de Edna Oliveira sobre a prática como princípio da formação, e do conceito de experiência, de Walter Benjamin. Para tanto, o estudo se beneficiou da Observação Participante, que envolveu conversas informais e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito educadores do Assentamento Paulo César Vinha. A partir das concepções teórico-metodológicas adotadas, o estudo evidenciou que os educadores vivenciam processos formativos na educação de jovens e adultos através do desenvolvimento de práticas curriculares que valorizam as histórias de vida e as realidades dos educandos. Além disso, revelou que os educadores apresentam demandas formativas, oriundas dos desafios que emergem das práticas docentes.

Biografia do Autor

Júlio de Souza Santos , IFES - Instituto Federal do Espirito Santo

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), possui Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes. É professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória, onde leciona em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). Integra o Grupo de Pesquisa (CNPQ) Culturas, Parcerias e Educação do Campo, o Grupo de Pesquisa (CNPQ) Educação e Cidadania e o Grupo de Pesquisa (CNPQ) Ensino e Aprendizagem em Ciências. 

Publicado

2023-10-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios