FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Uma análise centrada nas práticas curriculares desenvolvidas por educadores do Assentamento Paulo César Vinha - Conceição da Barra (ES)
Palavras-chave:
Experiência, Formação, PráticaResumo
Esse estudo foi realizado no contexto do Assentamento Paulo César Vinha, localizado no município de Conceição da Barra, na macrorregião norte do estado do Espírito Santo. Tem como objetivo analisar a formação docente em educação de jovens e adultos a partir de reflexões de Edna Oliveira sobre a prática como princípio da formação, e do conceito de experiência, de Walter Benjamin. Para tanto, o estudo se beneficiou da Observação Participante, que envolveu conversas informais e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito educadores do Assentamento Paulo César Vinha. A partir das concepções teórico-metodológicas adotadas, o estudo evidenciou que os educadores vivenciam processos formativos na educação de jovens e adultos através do desenvolvimento de práticas curriculares que valorizam as histórias de vida e as realidades dos educandos. Além disso, revelou que os educadores apresentam demandas formativas, oriundas dos desafios que emergem das práticas docentes.