O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE:

Um conceito em movimento

Autores

Palavras-chave:

escola/universidade, estágio supervisonado, descolonização, pedagogia crítica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate da formação de professoras/es, seus modelos e epistemologias com base numa experiência de estágio supervisionado construída coletivamente entre professores da escola básica e estudantes de licenciaturas. Baseia-se nas Pedagogias Críticas Latino-Americanas, ou seja, em pedagogias formuladas através da participação democrática de distintas vozes e saberes, como instrumento para uma sociedade descolonizada capaz de pensar-se a si mesmo e empreender seu destino. O trabalho foi desenvolvido através da Pesquisa-Ação Pedagógica (Franco, 2016), metodologia que, para nós, é mais do que uma estratégia de trabalho, mas uma forma de conceber a educação como prática social articulada entre a pesquisa, a ação e a formação. Investiga-se o campo dos estágios supervisionados compreendendo-o como espaço capaz de ressignificar as relações escola/universidade através de uma construção dialógica e crítica privilegiando ambientes horizontais e solidários, tensionando os modelos hegemônicos de formação docente.

Biografia do Autor

Sueli de Lima Moreira , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ação Pedagógica Coletivo Investigador.

Aldaléa Figueiredo dos Santos, Colégio Municipal Ernani Faria, São Gonçalo, RJ

Professora de Português e Produção Textual no C.M.Ernani Faria. Com doutorado em Educação em Políticas Públicas e Formação de Professores (UFF) e Mestrado em Linguística Aplicada (UFF). Integra o Grupo de Pesquisa Coletivo Investigador UERJ/FFP desde 2021.

Regina Marinho Falcão, Colégio Municipal Ernani Faria, São Gonçalo, RJ

Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de São Gonçalo, atuando no Colégio Municipal Ernani Faria. Pós graduada em Sexualidade Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação IBMR, possui também especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas Maria Thereza. Integra o Coletivo Investigador desde 2016.  

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores