O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE:
Um conceito em movimento
Palavras-chave:
escola/universidade, estágio supervisonado, descolonização, pedagogia críticaResumo
O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate da formação de professoras/es, seus modelos e epistemologias com base numa experiência de estágio supervisionado construída coletivamente entre professores da escola básica e estudantes de licenciaturas. Baseia-se nas Pedagogias Críticas Latino-Americanas, ou seja, em pedagogias formuladas através da participação democrática de distintas vozes e saberes, como instrumento para uma sociedade descolonizada capaz de pensar-se a si mesmo e empreender seu destino. O trabalho foi desenvolvido através da Pesquisa-Ação Pedagógica (Franco, 2016), metodologia que, para nós, é mais do que uma estratégia de trabalho, mas uma forma de conceber a educação como prática social articulada entre a pesquisa, a ação e a formação. Investiga-se o campo dos estágios supervisionados compreendendo-o como espaço capaz de ressignificar as relações escola/universidade através de uma construção dialógica e crítica privilegiando ambientes horizontais e solidários, tensionando os modelos hegemônicos de formação docente.