FORMAÇÃO EM MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-UERJ-RJ
Palavras-chave:
Formação Inicial, Licenciatura, Extensão Universitária, Escola, UniversidadeResumo
Pensar a formação inicial dos estudantes de licenciatura é um debate constante para criar estratégias dos processos e movimentos do fazer docente. Desta forma, a formação crítica se faz necessária para que eles possam refletir sobre suas práticas. A relação entre pesquisa-ensino-extensão pode contribuir para uma aprendizagem do que é ser docente. Sendo assim, o texto tem por objetivo buscar dialogar a parceira escola e universidade pública na formação dos futuros professores na construção do conhecimento por meio das disciplinas de Práticas como Componente Curriculares, os Grupos de Pesquisa e do Projeto de extensão - Oficinas escolares de Geografia: diferentes ações didáticas. A metodologia de oficinas potencializa os diversos usos de recursos didáticos, de linguagem, da autoria e atividades para articular conceitos e conteúdos trabalhados nas escolas. Os resultados mostram a necessidade de trazer novas formas nas relações da formação dos licenciandos a fim de promover a integração Escola-Universidade.