FORMAÇÃO EM MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-UERJ-RJ

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Licenciatura, Extensão Universitária, Escola, Universidade

Resumo

Pensar a formação inicial dos estudantes de licenciatura é um debate constante para criar estratégias dos processos e movimentos do fazer docente. Desta forma, a formação crítica se faz necessária para que eles possam refletir sobre suas práticas. A relação entre pesquisa-ensino-extensão pode contribuir para uma aprendizagem do que é ser docente. Sendo assim, o texto tem por objetivo buscar dialogar a parceira escola e universidade pública na formação dos futuros professores na construção do conhecimento por meio das disciplinas de Práticas como Componente Curriculares, os Grupos de Pesquisa e do Projeto de extensão - Oficinas escolares de Geografia: diferentes ações didáticas. A metodologia de oficinas potencializa os diversos usos de recursos didáticos, de linguagem, da autoria e atividades para articular conceitos e conteúdos trabalhados nas escolas. Os resultados mostram a necessidade de trazer novas formas nas relações da formação dos licenciandos a fim de promover a integração Escola-Universidade.

Biografia do Autor

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Doutora em Geografia Física (USP), tem Mestrado em Educação (USP) e Licenciatura Plena em Geografia (FFP/UERJ). Atuou como professora das redes pública e privada. Coordenadora de Projetos FAPERJ,  Procientista (UERJ-FAPERJ) e Projeto Universal - CNPq (2022-2025). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (UERJ-FFP). Pós-doutoranda em Geografia pelo Departamento de Geografia da UFRRJ (2023)

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores