O ENTRELAÇAR DAS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS EDUCADORAS NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ

Autores

Palavras-chave:

Faculdade de Formação de Professores , Resoluções de Formação de Professores, Experiências, Narrativas

Resumo

O texto apresenta a narrativa pessoal e profissional de três educadoras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, articulando-as com as provocações das Resoluções de Formação de Professores de 2015 e 2019. Duas narrativas trazem as experiências, vivências e reflexões de estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia, outra aborda a docência no Curso de Pedagogia. As educadoras integram o Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. O estudo embasa-se em  Josso, trazendo as narrativas como metodologia de produção de conhecimento na formação e atuação docente. Constatamos que as três narrativas permeiam a formação epistemológica e biográfica no entrelaçar das experiências de vida e formação. Além disso, as educadoras se colocam como aprendentes, capazes de compreender nossa historicidade que se realizam ao longo da vida, produzindo teorias e conhecimentos sobre seus modos de fazer, de ser e de aprender.

Biografia do Autor

Bianca de Macedo Abreu, UERJ - Faculdade de Formação de Professores

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ/PPGEdu). Membro dos Grupos de Pesquisa:"Tri-Vértice: Formação de Professores, Didática e Educação Matemática", e "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", ambos da FFP/UERJ. Pós-graduada em: Língua Portuguesa (FFP/UERJ); Supervisão e Administração Escolar (UCAM); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Licenciada em Letras (FFP/UERJ), é professora da rede municipal de Niterói, atualmente diretora adjunta da UMEI Jorge Nassim Vieira Najjar, e professora de Língua Inglesa, da rede municipal de São Gonçalo.

Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ

Graduada em Pedagogia (FFP/UERJ), é mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU/FFP/UERJ) Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, processos e práticas pedagógicas (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Tri-Vértice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática.

Vania Finholdt Angelo Leite, Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Licenciada em Pedagogia, possui Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA) e Doutorado em Educação pela PUC-RIO. Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores e do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais (PPGEDU/FFP) da UERJ. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar (UERJ). Coordenadora Grupo de Pesquisa Tri-Vérice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática. Coordenadora do GT 4 - Didática da ANPed, (2019-2023), e segunda secretária da ANDIPE (2018-2022). Integrante da Comissão editorial da Revista Interinstitucional Artes de Educar e Revista Olhar do Professor.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores