O ENTRELAÇAR DAS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS EDUCADORAS NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ
Palavras-chave:
Faculdade de Formação de Professores , Resoluções de Formação de Professores, Experiências, NarrativasResumo
O texto apresenta a narrativa pessoal e profissional de três educadoras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, articulando-as com as provocações das Resoluções de Formação de Professores de 2015 e 2019. Duas narrativas trazem as experiências, vivências e reflexões de estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia, outra aborda a docência no Curso de Pedagogia. As educadoras integram o Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. O estudo embasa-se em Josso, trazendo as narrativas como metodologia de produção de conhecimento na formação e atuação docente. Constatamos que as três narrativas permeiam a formação epistemológica e biográfica no entrelaçar das experiências de vida e formação. Além disso, as educadoras se colocam como aprendentes, capazes de compreender nossa historicidade que se realizam ao longo da vida, produzindo teorias e conhecimentos sobre seus modos de fazer, de ser e de aprender.