TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA LIQUENS

na Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, educação em ciências, ensino pesquisa extensão

Resumo

Neste artigo relatamos o histórico, as experiências e os desafios vivenciados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa “Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade” (LIQUENS), composto por docentes da Faculdade de Formação de Professores (FFP) e da Faculdade de Educação (EDU) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Organizamos o texto em cinco seções: 1) a constituição do grupo; 2) as pesquisas desenvolvidas (linhas de pesquisa e sua relação com o contexto periférico); 3) os projetos de extensão e o diálogo com a comunidade interna e externa à universidade; 4) a atuação no ensino e na iniciação à docência; 5) a contribuição do grupo na formação de seus participantes. Encerramos o texto apresentando nossas perspectivas de ampliação de parcerias e de atividades futuras.

Biografia do Autor

Amanda Lima de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da FFP/UERJ. Atua na formação inicial e continuada de professores de Ciências, Biologia e Pedagogia. Coordenadora do grupo de pesquisa COMPEAS - Comunidades de Prática: Educação, Ambiente e Saúde que tem por objetivo criar contextos formativos, de diálogo e de compartilhamento de práticas educativas entre pesquisadores, professores e educadores em prol de uma educação comprometida com a justiça ambiental, racial e social.

Francine Lopes Pinhão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Licenciada em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra e doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES/UFRJ). É Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Os principais interesses de pesquisa são: ensino de ciências e cidadania, análise de discurso e currículo, saúde e ambiente, materiais didáticos e formação de professores.

Leonardo Kaplan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação, licenciado em Ciências Biológicas e bacharel em Ciências Biológicas - modalidade Ecologia. Professor Adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da UERJ (DEAE/EDU/UERJ).

Tatiana Galieta , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da UERJ, Faculdade de Formação de Professores (FFP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora Procientista (UERJ).

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores