FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

Ambiente de criação de afetos, uma porta de entrada às experiências educacionais comprometidas com a ética, a estética e as ações políticas na educação

Autores

Palavras-chave:

Experiências, Formação docente, Pesquisa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar experiências formativas vivenciadas na Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) articulando o período de estudos e pesquisas de duas professoraspesquisadoras[1], nós que aqui escrevemos. Compartilhar os saberes em meio a formação docente e os desdobramentos atribuídos na perspectiva da metodologia nos/dos/com os cotidianos, pretendemos elucidar acerca do curso de Pedagogia sob a percepção como estudantes e também como atuantes em turmas com ações pedagógicas sendo docentes e pesquisadoras na instituição pública, em prol de uma educação emancipatória, de qualidade e igualitária. Deste modo, as experiências educacionais relatas estão comprometidas com a ética, a estética, a poética como ações políticas em nossos constantes processos formativos. Temos como nossos personagens conceituais, Alves (2001 e 2002), Certeau (2014), Freire (2022), Bragança (2014), Larrosa (2016) e Maturana (2002).

 

[1] Por adotarmos a metodologia nos/dos/com os cotidianos definiremos aglutinação de termos ao longo do texto como questão epistemológica. Processo único na perspectiva da autora Nilda Alves (2002) idealista da metodologia nos/dos/com os cotidianos, indicando que perpassa ações implicadas em dois caminhos que se unificam, sendo assim a escrita aglutina os dois termos. Portanto, por escolha metodológica, e sobretudo epistemológica, percebe-se que as dicotomias realizadas na ciência têm significado de limites ao que precisa compreender o ensino e aprendizado nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Com intuito de sinalizar a junção dos demais conceitos neste texto compreende-se que um conceito se integraliza a outro em meio ao contexto do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Noale Toja , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pós-Doutoranda no Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela UERJ/FFP. Doutora em Educação e Cotidianos - ProPEd/UERJ. Participante do GRPesq Currículos Cotidianos, Redes Educativas, Imagens e Sons, Coordenado pela Dra. Profa. Nilda Alves. Colabora em projetos de Educomunicação, Arte e Tecnologia.

Joana Nély Marques Bispo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em educação no Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela UERJ/FFP. Mestra em educação e pedagoga pela mesma universidade. Participante do GESDI (Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gêneros, Sexualidade e Diferenças nos Vários Espaços e Tempos da História e dos Cotidianos). Professora da rede pública municipal de Niterói, RJ.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores