FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
Ambiente de criação de afetos, uma porta de entrada às experiências educacionais comprometidas com a ética, a estética e as ações políticas na educação
Palavras-chave:
Experiências, Formação docente, PesquisaResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar experiências formativas vivenciadas na Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) articulando o período de estudos e pesquisas de duas professoraspesquisadoras[1], nós que aqui escrevemos. Compartilhar os saberes em meio a formação docente e os desdobramentos atribuídos na perspectiva da metodologia nos/dos/com os cotidianos, pretendemos elucidar acerca do curso de Pedagogia sob a percepção como estudantes e também como atuantes em turmas com ações pedagógicas sendo docentes e pesquisadoras na instituição pública, em prol de uma educação emancipatória, de qualidade e igualitária. Deste modo, as experiências educacionais relatas estão comprometidas com a ética, a estética, a poética como ações políticas em nossos constantes processos formativos. Temos como nossos personagens conceituais, Alves (2001 e 2002), Certeau (2014), Freire (2022), Bragança (2014), Larrosa (2016) e Maturana (2002).
[1] Por adotarmos a metodologia nos/dos/com os cotidianos definiremos aglutinação de termos ao longo do texto como questão epistemológica. Processo único na perspectiva da autora Nilda Alves (2002) idealista da metodologia nos/dos/com os cotidianos, indicando que perpassa ações implicadas em dois caminhos que se unificam, sendo assim a escrita aglutina os dois termos. Portanto, por escolha metodológica, e sobretudo epistemológica, percebe-se que as dicotomias realizadas na ciência têm significado de limites ao que precisa compreender o ensino e aprendizado nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Com intuito de sinalizar a junção dos demais conceitos neste texto compreende-se que um conceito se integraliza a outro em meio ao contexto do cotidiano escolar.