FORMAR DOCENTES
Processos e redes educativas de formação, com a experimentação possível
Palavras-chave:
formação docente, redes educativas, curriculo, cotidianos, compromisso socialResumo
Este texto é baseado na apresentação feita na sessão de abertura do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, organizado pela ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - em setembro de 2022. O texto traz reflexões sobre a formação docente, a partir das experiências com a corrente que denomino de “pesquisas nos/dos/com os cotidianos” e se propõe a pensar sobre os ‘espaçostempos’ para ‘fazerpensar’ a formação de professores. Nessa corrente, trabalho com duas ideias-força: 1) a de redes educativas; 2) a de movimentos necessários ao desenvolvimento das pesquisas com os cotidianos. O fato do magistério se a maior categoria profissional do país, e de ser composto majoritariamente por mulheres, permite apontar o compromisso social exercido cotidianamente. Como fecho do trabalho, aponto para a necessidade de criar nossos currículos dos cursos de formação utilizando outras maneiras, superando as padronizações impostas, pois as possibilidades são infinitas com a possibilidade de experiências