FORMAR DOCENTES

Processos e redes educativas de formação, com a experimentação possível

Autores

Palavras-chave:

formação docente, redes educativas, curriculo, cotidianos, compromisso social

Resumo

Este texto é baseado na apresentação feita na sessão de abertura do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, organizado pela ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - em setembro de 2022. O  texto traz reflexões sobre a formação docente, a partir das experiências com a corrente que denomino de “pesquisas nos/dos/com os cotidianos” e se propõe a pensar sobre os ‘espaçostempos’ para ‘fazerpensar’ a formação de professores. Nessa corrente, trabalho com duas ideias-força: 1) a de redes educativas; 2) a de movimentos necessários ao desenvolvimento das pesquisas com os cotidianos. O fato do magistério se a maior categoria profissional do país, e de ser composto majoritariamente por mulheres, permite apontar o compromisso social exercido cotidianamente. Como fecho do trabalho, aponto para a necessidade de criar nossos currículos dos cursos de formação utilizando outras maneiras, superando as padronizações impostas, pois as possibilidades são infinitas com a possibilidade de experiências

Biografia do Autor

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora emérita da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Pesquisadora sênior/CNPq; Pesquisadora emérita/FAPERJ; ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação); da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação); da ABdC (Associação Brasileira de Currículo); da ASDUERJ (Associação de Docentes da UERJ).

Publicado

2023-09-30