PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS

Dois momentos de embates da formação de professores da Educação Básica demarcados por seus marcos legais

Autores

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Pedagogia, Formação de professor, Legislação educacional, Reformulação Curricular

Resumo

formulações de curso de graduação provocado por legislações pertinentes, mobilização do corpo docente e discente, estratégia de trabalho coletivo, organização de agenda de debates e enfrentamentos à política formulação de viés reformista, gestada no âmbito do Conselho Nacional de Educação a partir de 2019 são os tema e o contexto que o presente artigo procura abordar para registrar um longo processo de elaboração do PPC de Pedagogia da UFS. A fim de melhor delinear os embates ocorridos no âmbito institucional em torno do assunto, este artigo pretende apresentar os princípios, as concepções e os procedimentos de elaboração da reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da UFS, em dois momentos demarcados por marcos legais da formação docente: 1) Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia - DNC/Ped. (BRASIL, 2006) que fundamenta o PPC de Pedagogia ainda em vigor e 2) a Resolução CNE/CP nº 02 de 01 de julho 2015, razão pela qual fora desencadeada uma nova reformulação e que, atualmente, se encontra nos trâmites finais em nossa Universidade. Finaliza apontando os desafios necessários a enfrentar pelas/os formadoras/es de professora/or da educação básica.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida Bretas, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação Escolar (USP), Mestre em Filosofia e História da Educação (UNICAMP) e licenciada em Pedagogia (USP), é Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, está como diretora eleita do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH/UFS.

Publicado

2023-12-11