PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS
Dois momentos de embates da formação de professores da Educação Básica demarcados por seus marcos legais
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Pedagogia, Formação de professor, Legislação educacional, Reformulação CurricularResumo
formulações de curso de graduação provocado por legislações pertinentes, mobilização do corpo docente e discente, estratégia de trabalho coletivo, organização de agenda de debates e enfrentamentos à política formulação de viés reformista, gestada no âmbito do Conselho Nacional de Educação a partir de 2019 são os tema e o contexto que o presente artigo procura abordar para registrar um longo processo de elaboração do PPC de Pedagogia da UFS. A fim de melhor delinear os embates ocorridos no âmbito institucional em torno do assunto, este artigo pretende apresentar os princípios, as concepções e os procedimentos de elaboração da reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da UFS, em dois momentos demarcados por marcos legais da formação docente: 1) Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia - DNC/Ped. (BRASIL, 2006) que fundamenta o PPC de Pedagogia ainda em vigor e 2) a Resolução CNE/CP nº 02 de 01 de julho 2015, razão pela qual fora desencadeada uma nova reformulação e que, atualmente, se encontra nos trâmites finais em nossa Universidade. Finaliza apontando os desafios necessários a enfrentar pelas/os formadoras/es de professora/or da educação básica.