REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO EXTENSIONISTA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA FFP-UERJ
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Formação Docente, Licenciatura em MatemáticaResumo
Esta comunicação de pesquisa traz reflexões iniciais possíveis sobre o movimento extensionista na Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). A partir de diálogos entre concepções freirianas sobre a docência e de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), analisamos o processo de consolidação da extensão e o aspecto social das ações extensionistas. Dessa forma, conseguimos situar como tal processo, historicamente situado, a partir do qual se concebem as estratégias extensionistas vinculadas a um curso de licenciatura, se constituíram também como base para o desenvolvimento de projetos que levem em consideração as especificidades locais em contextos globais. Consideramos que detalhar a maneira como se chegou à configuração atual ajuda a estruturar um caminho que tende a conduzir licenciaturas, realmente integrada à extensão universitária, em busca de tirar do isolamento as universidades e da justiça social.