REFLEXÕES SOBRE O MOVIMENTO EXTENSIONISTA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA FFP-UERJ

Autores

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Formação Docente, Licenciatura em Matemática

Resumo

Esta comunicação de pesquisa traz reflexões iniciais possíveis sobre o movimento extensionista na Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). A partir de diálogos entre concepções freirianas sobre a docência e de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), analisamos o processo de consolidação da extensão e o aspecto social das ações extensionistas. Dessa forma, conseguimos situar como tal processo, historicamente situado, a partir do qual se concebem as estratégias extensionistas vinculadas a um curso de licenciatura, se constituíram também como base para o desenvolvimento de projetos que levem em consideração as especificidades locais em contextos globais. Consideramos que detalhar a maneira como se chegou à configuração atual ajuda a estruturar um caminho que tende a conduzir licenciaturas, realmente integrada à extensão universitária, em busca de tirar do isolamento as universidades e da justiça social.

Biografia do Autor

Priscila Cardoso Petito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (UFRJ/2009). Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ.

Marcele Câmara de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2008). Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ.

Fabio Menezes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ (UFRJ/2022). Professor Assistente da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ.

Daniela Mendes Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT-UFRJ/2019). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ.

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores