EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Reflexões e experiências na Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Autores

Palavras-chave:

Direitos humanos, Formação de professores, Educação

Resumo

A partir da relação entre educação e direitos humanos, compreendida pela óptica do fomento aos valores de justiça, liberdade e igualdade, preservando e valorizando as diferenças, esse texto busca refletir sobre a relevância de uma cultura dos direitos humanos na formação educacional e os caminhos possíveis para trabalhá-la a partir de experiências desenvolvidas na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Para isso, realizamos um breve resgate histórico de como a perspectiva dos direitos humanos como linguagem de dignidade humana se tornou hegemônica e de que forma a abordagem deste tema implica no reconhecimento da variedade de modelos e conceitos discutidos há muitos séculos. Para tal, utilizamos uma metodologia qualitativa, que contou com uma revisão bibliográfica e o diálogo com principais teóricos deste campo. Desta forma, buscamos refletir sobre como a educação em direitos humanos é, hoje, um dos temas centrais da luta pela efetivação dos direitos humanos e os desafios enfrentados por uma Faculdade de formação de professores para incorporar essa cultura.

Biografia do Autor

Amanda Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU/FFP/UERJ) Doutora em Política Social (UFF) e Mestre em Educação (UFRJ). Integra o Observatório da Laicidade educação – OLÉ, é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Democrática. (NEED) e do "Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários Espaços Tempos da História e dos Cotidianos (GESDI/UERJ).

Alexandre Guerreiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FFP/UERJ. Doutor em Comunicação (PPGCOM/UFF), com pós-doutorado em Educação (FE/UFRJ). Graduado em História (UERJ) e Comunicação Social (UFF). Integra os grupos de pesquisa CINEAD/LECAV: cinema para aprender e desaprender (UFRJ) e QUADRO A QUADRO: projetando ideias, refletindo imagens (UFRB).

Publicado

2023-11-26

Edição

Seção

Dossiê Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores