EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Reflexões e experiências na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Palavras-chave:
Direitos humanos, Formação de professores, EducaçãoResumo
A partir da relação entre educação e direitos humanos, compreendida pela óptica do fomento aos valores de justiça, liberdade e igualdade, preservando e valorizando as diferenças, esse texto busca refletir sobre a relevância de uma cultura dos direitos humanos na formação educacional e os caminhos possíveis para trabalhá-la a partir de experiências desenvolvidas na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Para isso, realizamos um breve resgate histórico de como a perspectiva dos direitos humanos como linguagem de dignidade humana se tornou hegemônica e de que forma a abordagem deste tema implica no reconhecimento da variedade de modelos e conceitos discutidos há muitos séculos. Para tal, utilizamos uma metodologia qualitativa, que contou com uma revisão bibliográfica e o diálogo com principais teóricos deste campo. Desta forma, buscamos refletir sobre como a educação em direitos humanos é, hoje, um dos temas centrais da luta pela efetivação dos direitos humanos e os desafios enfrentados por uma Faculdade de formação de professores para incorporar essa cultura.