INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NA BNCC-ENSINO MÉDIO

Uma leitura do apagamento do político na ciência e na escola

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Divulgação Científica, Conhecimento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar as relações entre conhecimento, informação e poder na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018). A partir da expressão “divulgação científica”, do lugar que ocupa nas diferentes áreas do conhecimento e de como é significado, observamos que seu funcionamento nesse documento é representativo de como a informação tem primazia sobre o conhecimento, indicando a instrumentalização, o esvaziamento e o empobrecimento do acesso ao conhecimento científico, especialmente pela juventude das periferias brasileiras matriculada em escolas públicas. Como suporte teórico-metodológico utilizamos a Análise de Discurso Materialista.

Biografia do Autor

Viviane dos Ramos Soares, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz - EPSPJV/FIOCRUZ

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Sociedade e Saúde (LISS), cadastrado no CNPq. Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), vinculado ao Setor de Linguística do Museu Nacional (MN) da UFRJ.

Carolina Vianna Dantas, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz - EPSPJV/FIOCRUZ

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e do ProfHistória-UFF. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Sociedade e Saúde (LISS), cadastrado no CNPq.

Publicado

2023-12-18