O PAPEL DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA BURGUESA NA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Aparelho Privado de Hegemonia, Neoliberalismo, Reformas Educacionais, Ensino médio

Resumo

O artigo trata da dinâmica dos aparelhos privados de hegemonia burguesa na contrarreforma do Ensino Médio no Brasil. Para isto, toma como objeto de análise o discurso do movimento Todos Pela Educação, da Fundação Lemann e do Instituto Ayrton Senna. Seu objetivo é compreender a natureza da ação destes três aparelhos na política educacional brasileira. Trata de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo que se insere na categoria de pesquisa documental. A partir da análise do modus operandi destes aparelhos, explica-se como suas ações e formulações  se desenvolveram como uma ofensiva do capital para impor uma formação mais enxuta e flexível, mais pragmática e mais afinada com os interesses imediatos do mercado, gerida segundo os padrões da accountability. Conclui-se que a finalidade desses aparelhos não se restringe à reforma curricular, mas se estende à reforma gerencial das redes públicas de ensino pautada nos princípios da Nova Gestão Pública.

Biografia do Autor

Nelma Bernardes Vieira, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) e da Rede Universitas-BR e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Associado do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Sociologia pela UNICAMP, com estágio de pós-doutoramento em Educação pela UNICAMP. É líder do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade e membro pesquisador da Rede Universitas-BR.

Publicado

2023-12-18