IMPLEMENTAÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO” NOS ESTADOS BRASILEIROS

Panorama da incorporação das competências socioemocionais nas políticas curriculares

Autores

Palavras-chave:

competências socioemocionais, reforma do ensino médio, BNCC, novo ensino médio

Resumo

O artigo tem como finalidade oferecer um panorama da incorporação da noção de competências socioemocionais na política educacional brasileira, a partir das ações desenvolvidas nos estados para implementação do chamado “novo ensino médio”. De início, discutimos a construção da agenda socioemocional em nível nacional, dando destaque ao papel desempenhado pelo Instituo Ayrton Senna na promoção dessa pauta na educação brasileira. A seguir, demonstramos como a noção de competências socioemocionais foi transposta para a política curricular do ensino médio e sua expressão, ao nível da normatização, na reforma do ensino médio e na BNCC. Logo depois, apresentamos uma pesquisa em sites das secretarias estaduais de educação e documentos curriculares dos estados, que ilustra a materialização das competências socioemocionais nos currículos dos estados. Nas considerações finais, problematizamos, a subsunção da política educacional às orientações emanadas por organizações e reformadores educacionais.

Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense -UFF

 Pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente no curso de formação de professores em nível médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SSEDUC/RJ). Possui graduação em Pedagogia (UERJ) e Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Coordena o projeto de extensão "Pedagogos e a pedagogia: ciência, saberes pedagógicos e espaços de atuação profissional?" (UERJ). É membro do grupo de pesquisa THESE - projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Trabalho, Práxis e Formação Docente. É membro do grupo gestor da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed)

Publicado

2023-12-18