IMPLEMENTAÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO” NOS ESTADOS BRASILEIROS
Panorama da incorporação das competências socioemocionais nas políticas curriculares
Palavras-chave:
competências socioemocionais, reforma do ensino médio, BNCC, novo ensino médioResumo
O artigo tem como finalidade oferecer um panorama da incorporação da noção de competências socioemocionais na política educacional brasileira, a partir das ações desenvolvidas nos estados para implementação do chamado “novo ensino médio”. De início, discutimos a construção da agenda socioemocional em nível nacional, dando destaque ao papel desempenhado pelo Instituo Ayrton Senna na promoção dessa pauta na educação brasileira. A seguir, demonstramos como a noção de competências socioemocionais foi transposta para a política curricular do ensino médio e sua expressão, ao nível da normatização, na reforma do ensino médio e na BNCC. Logo depois, apresentamos uma pesquisa em sites das secretarias estaduais de educação e documentos curriculares dos estados, que ilustra a materialização das competências socioemocionais nos currículos dos estados. Nas considerações finais, problematizamos, a subsunção da política educacional às orientações emanadas por organizações e reformadores educacionais.