ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

Impactos a partir da Lei 13.415/2017

Autores

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado, Políticas Educacionais, Trabalho e Educação

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise dos impactos da reforma do Ensino Médio na oferta da Educação Profissional de nível médio – Ensino Médio Integrado na rede pública estadual do Espírito Santo. A pesquisa parte de um breve contexto da reforma a nível nacional, aproximando o olhar para a política educacional capixaba, analisando, por meio de documentos orientadores da Secretaria de Estado da Educação, como a reforma à nível nacional foi se entranhando na condução da política local, destacando os recuos na forma integrada em favor da forma fragmentada. Por fim, apresentamos nossas considerações sobre caminhos possíveis para a superação desses retrocessos na política do Ensino Médio Integrado, que envolveriam a adoção de uma série de políticas integradas, no campo educacional e social, em um amplo projeto de país engajado na redução das desigualdades e emancipação dos indivíduos.

Biografia do Autor

Ronan Salomão Gaspar, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2008) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016), cursando doutorado em educação pelo mesmo programa. Atualmente é Diretor Escolar na rede publica estadual do Espírito Santo.

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Associado da UFES, integra o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) e representa a UFES no Fórum Estadual de Educação. Líder do GETAE (LAGEBES), Atua nos grupos THESE (UFF-Fiocruz-UERJ) e "EM pesquisa"(UNICAMPI-UFPR). Pedagogo e Mestre em Educação (UFES), possui o Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela UFF. Coordena a linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" do PPGE-UFES.

Publicado

2023-12-18