EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, JOVENS E ADULTOS
gêneros e sentidos da realização de cursos técnicos
Palavras-chave:
Gênero, Sentidos pessoais, Cursos técnicos, Teoria da AtividadeResumo
O objeto da pesquisa relatada no presente texto se refere aos motivos, orientados por necessidades produzidas socialmente, que informam os sentidos conferidos por jovens e adultos à realização de cursos técnicos. A pesquisa se fundamentou no conceito de sentido pessoal de Alexei Leontiev em conformidade com a sua Teoria da Atividade, desenvolvida sobre a base da filosofia marxista e nos marcos da escola histórico-cultural inaugurada por Vigotski. A pesquisa realizada teve por objetivos comparar e analisar, à luz da diferenciação por gênero, os sentidos conferidos pelos estudantes, à realização de cursos técnicos. A coleta dos dados ocorreu em ambiente escolar por meio de respostas a 82 perguntas de um formulário on-line editado especialmente para esse fim. Apesar de apresentarem semelhantes condições socioeconômicas, os dados obtidos mostraram diferenças em suas respostas, que reforçam a hipótese de que a condição de gênero tem importância para a relação motivacional com cursos técnicos.