EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, JOVENS E ADULTOS

gêneros e sentidos da realização de cursos técnicos

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Sentidos pessoais, Cursos técnicos, Teoria da Atividade

Resumo

O objeto da pesquisa relatada no presente texto se refere aos motivos, orientados por necessidades produzidas socialmente, que informam os sentidos conferidos por jovens e adultos à realização de cursos técnicos. A pesquisa se fundamentou no conceito de sentido pessoal de Alexei Leontiev em conformidade com a sua Teoria da Atividade, desenvolvida sobre a base da filosofia marxista e nos marcos da escola histórico-cultural inaugurada por Vigotski. A pesquisa realizada teve por objetivos comparar e analisar, à luz da diferenciação por gênero, os sentidos conferidos pelos estudantes, à realização de cursos técnicos. A coleta dos dados ocorreu em ambiente escolar por meio de respostas a 82 perguntas de um formulário on-line editado especialmente para esse fim. Apesar de apresentarem semelhantes condições socioeconômicas, os dados obtidos mostraram diferenças em suas respostas, que reforçam a hipótese de que a condição de gênero tem importância para a relação motivacional com cursos técnicos.

 

Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado , Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Educação, pela UFMG, e doutorado em Educação, pela PUC-São Paulo. Pós-doutorado, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, Paris, França. É, atualmente, professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra, atualmente, o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação - Nete (UFMG/Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.. 

Publicado

2023-10-15