ENSINO MÉDIO INTEGRADO OU ENSINO MÉDIO EM MIGALHAS

A reforma no contexto dos Institutos Federais de Educação

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Reforma do Ensino Médio, BNCC, Formação humana integral

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de pós-doutoramento que analisou as possíveis conseqüências da adoção da Reforma do Ensino Médio no contexto dos projetos pedagógicos dos Institutos Federais de Educação (IFs). Na pesquisa fez-se uso do recurso teórico-metodológico da abordagem do ciclo de políticas (BOWE;BALL;GOLD,1992). A pesquisa foi feita a partir de consulta a 380 projetos pedagógicos de curso de 34 Institutos Federais de Educação e a diretrizes curriculares reformuladas entre os anos de 2019 a 2021. Desta forma, foi possível constatar diferentes percepções e movimentos em relação à reforma nos IFs: indícios de adesão à reforma por meio da adoção da carga horária da BNCC nos cursos técnicos integrados; formas de hibridização/negociação entre as orientações da reforma e o projeto de Ensino Médio Integrado e indícios de reação e de não adequação à reforma do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Adilson Cesar de Araújo , Instituto Federal de Educação de Brasília - IFB

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, Mestre em Gestão da Educação e Políticas Educacionais e Licenciado em História. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na UFPR sobre os efeitos da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação. Pesquisador do Observatório Nacional do Ensino Médio. É coordenador pedagógico e Assessor de Políticas Institucionais do Instituto Federal de Brasília – IFB.

Publicado

2023-10-15