ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

feições e contradições

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Implementação, Referenciais curriculares, ProNEM

Resumo

O texto analisa ações e estratégias para a implementação do “Novo Ensino Médio” no Brasil, visando apreender suas feições e contradições. O percurso metodológico foi baseado na pesquisa bibliográfica e documental. O corpus documental consistiu em documentos oficiais, dentre eles leis, portarias decretos e resoluções. A análise documental foi tecida com as contribuições de Gramsci (2000, 2004, 2010); Frigotto (2017); Nosella (2011); Apple (2003) e Algebaile (2020), entre outros. Os resultados apontam que essas ações atuaram como indutoras da adesão dos 26 estados e do Distrito Federal ao “Novo Ensino Médio”, ainda que seus benefícios sejam seletivos e pontuais. Por sua vez, evidenciam a aderência dos estados ao ethos da reforma em seus referenciais curriculares, induzida, em certa medida, pelos próprios instrumentos gerenciais de controle e monitoramento adotados pelo Ministério da Educação.

Biografia do Autor

Eliana Silva Felipe, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal do Pará - UFPA, Instituto de Ciências da Educação, com atuação na Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Gefop - Grupo de Estudos sobre Formação de Professores. É Coordenadora no Pará da Associação Nacional em Defesa da Formação dos Profissionais da Educação - Anfope e membro do GT de Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - Anped.

Publicado

2023-10-15