PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA
A experiência do Curso de Especialização em Educação e Agroecologia.
Palavras-chave:
Agroecologia, Currículo, Formação de educadores, Escola do campo, Desenvolvimento humanoResumo
Este trabalho apresenta a experiência do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Agroecologia, realizado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). Trata-se de formação para os(as) educadores(as) que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária, buscando consolidar os conhecimentos acerca dos métodos e das teorias críticas em Educação e em Agroecologia. O artigo considera as condições históricas e territoriais definidoras do contexto de realização da experiência, assim como o processo de construção da proposta e da realização da formação voltada para os(as) educadores(as) do campo. Por fim, apontamos uma avaliação geral do processo e os desdobramentos identificados na perspectiva do desenvolvimento humano emancipatório.