PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA

A experiência do Curso de Especialização em Educação e Agroecologia.

Autores

Palavras-chave:

Agroecologia, Currículo, Formação de educadores, Escola do campo, Desenvolvimento humano

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Agroecologia, rea­lizado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswal­do Cruz (EPSJV/Fiocruz), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). Trata-se de formação para os(as) educadores(as) que atuam na Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária, buscando consolidar os conhecimentos acerca dos métodos e das teorias críticas em Educação e em Agroecologia. O artigo considera as condições históricas e territoriais definidoras do contexto de realização da experiência, assim como o processo de construção da proposta e da realização da formação voltada para os(as) educadores(as) do campo. Por fim, apontamos uma avaliação geral do processo e os desdobramentos identificados na perspectiva do desenvolvimento humano emancipatório.

Biografia do Autor

Marcela Alejandra Pronko, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz - EPSJV/Fiocruz

Professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz. Graduada em Ciências da Educação, Universidad Nacional de Luján, Argentina; Mestre em Educação e Doutora em História pela UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Espaço Público (EPSJV/Fiocruz).

Anakeila de Barros Stauffer, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

Professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação, pela UERJ, Doutora em Educação e Ciências Humanas pela PUC-RJ. Coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz. Professora do ensino fundamental na SME-Duque de Caxias.

Publicado

2023-10-15