CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS
Normativas e implicações
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, Projeto Pedagógico de Curso, Prática PedagógicaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as normativas do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, no que tange à prática como componente curricular e como este conceito é tratado nos projetos formativos de cursos de Pedagogia. O texto ancora-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Utiliza-se como estratégia metodológica a análise documental das normativas do Conselho e dos projetos político-pedagógicos de cursos de Pedagogia das universidades públicas estaduais paulistas. Os dados apontam para adequações pontuais, que não impactam na essencialidade dos projetos pedagógicos - os quais preservam seus princípios formativos. Considera-se necessária e urgente a ponderação sobre as políticas de formação de professores, uma vez que as legislações delineiam a organização curricular a partir de uma perspectiva reducionista e instrumental.