CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS

Normativas e implicações

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, Projeto Pedagógico de Curso, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as normativas do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, no que tange à prática como componente curricular e como este conceito é tratado nos projetos formativos de cursos de Pedagogia. O texto ancora-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Utiliza-se como estratégia metodológica a análise documental das normativas do Conselho e dos projetos político-pedagógicos de cursos de Pedagogia das universidades públicas estaduais paulistas. Os dados apontam para adequações pontuais, que não impactam na essencialidade dos projetos pedagógicos - os quais preservam seus princípios formativos. Considera-se necessária e urgente a ponderação sobre as políticas de formação de professores, uma vez que as legislações delineiam a organização curricular a partir de uma perspectiva reducionista e instrumental.

Biografia do Autor

Yuna Lélis Beleza Lopes, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/FFCLRP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo (GEPEFOR). Bolsista CAPES/DS.

Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo - USP

Professora Associada da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Comunicação e Informação (USP/FFCLRP/DEDIC). Atua nos cursos de graduação (Licenciaturas) e pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo- GEPEFOR/FFCLRP/USP. Pesquisa sobre formação de professores e currículo. 

Umberto de Andrade Pinto , Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de formação de professores para a educação básica e superior, em docência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, e na atuação como pedagogo em escolas públicas e privadas da educação básica.

Cristina Cinto Araújo Pedroso, Universidade de São Paulo - USP

Professora doutora da Universidade de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Atua no Ensino de Graduação (Cursos de Licenciatura Específicas e Pedagogia) e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP (docência e orientação).

Publicado

2023-12-11