FORPIBID-RP E DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Palavras-chave:
Educação Básica, Mercantilização, Formação de professores/asResumo
A partir do golpe jurídico-parlamentar-empresarial-midiático de 2016, tem-se início no Brasil uma série de retrocessos, que aprofundaram as diferenças sociais no país, atacando os direitos fundamentais da classe trabalhadora, por meio do desmantelamento de políticas públicas de Estado. Na esteira dessa ruptura democrática, no campo educacional, percebe-se uma intensificação de ataques às instituições, fazendo prevalecer o cumprimento de uma agenda que visa ao empresariamento da educação. A mudança da LDB para criar o “Novo Ensino Médio”, a aprovação da BNCC da Educação Básica e da BNC-Formação, materializam as intencionalidades e interesses de padronização, mercantilização e fragilização da Educação Pública e da política de Formação de professores(as). Tais políticas vão na contramão de uma formação emancipadora e transformadora e requerem, do setor educacional, uma união de forças de seus diversos setores para sua revogação e a retomada de um projeto de educação não mercantilizado.