FORPIBID-RP E DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Mercantilização, Formação de professores/as

Resumo

A partir do golpe jurídico-parlamentar-empresarial-midiático de 2016, tem-se início no Brasil uma série de retrocessos, que aprofundaram as diferenças sociais no país, atacando os direitos fundamentais da classe trabalhadora, por meio do desmantelamento de políticas públicas de Estado. Na esteira dessa ruptura democrática, no campo educacional, percebe-se uma intensificação de ataques às instituições, fazendo prevalecer o cumprimento de uma agenda que visa ao empresariamento da educação. A mudança da LDB para criar o “Novo Ensino Médio”, a aprovação da BNCC da Educação Básica e da BNC-Formação, materializam as intencionalidades e interesses de padronização, mercantilização e fragilização da Educação Pública e da política de Formação de professores(as). Tais políticas vão na contramão de uma formação emancipadora e transformadora e requerem, do setor educacional, uma união de forças de seus diversos setores para sua revogação e a retomada de um projeto de educação não mercantilizado.

Biografia do Autor

Jaqueline Rabelo

Jaqueline Rabelo de Lima

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - possui estágio pós-doutoral em Educação, Mestrado e Doutorado em Biotecnologia. Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) e na Faculdade de Educação de Crateús- Rua José Saboia Livreiro, 1489, no bairro de Fátima, Crateús-CE.

E-mail: jaqueline.lima@uece.br

Telefone: 85- 999987162

Fred Guirra, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso - Mestrado e Doutorado em Educação Física e Sociedade. Lotado no ICBS/Curso de Educação Física do Campus Araguaia/UFMT. MT 100 - Pontal do Araguaia.

E-mail: fredguirra@uol.com.br

Telefone: 66 - 99622-1571

Nilson Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação (UECE). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Campus Crateús) e no Mestrado Profissional em
Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Membro do grupo de pesquisa Educação,
Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Contato: nilson.cardoso@uece.br.

Publicado

2023-09-30