PROJETO INTEGRADOR
O que pode o corpo?
Palavras-chave:
identidade, Ensino Médio Integrado, linguagem, corpoResumo
Neste relato de experiência sobre o projeto integrador: “O que pode o corpo?”, desenvolvido em 2022, buscou-se refletir as contribuições para a formação dos estudantes. As ações construídas no projeto englobaram os conteúdos específicos de cada disciplina, tendo a relação com o conteúdo identidade como tema em comum a ser adotado em todas as disciplinas de maneira integrada. O planejamento e ação do projeto integrador entre as disciplinas tiveram como base os autores Ramos, Frigotto, Ciavatta (2005), Maturana (2002) e Bakhtin (1999, 1998 e 2006). A metodologia do relato envolveu a observação participante. Os participantes realizaram ações conjuntas, mas diferentes e foram levados a realizar uma síntese de produções pessoais e da aprendizagem. Chama atenção as mudanças no momento escolar, refletido pelas criativas e inovadores ações dos alunos. Entende-se ser desejável que o projeto prossiga, para a continuidade da proposta integradora.