PROJETO INTEGRADOR

O que pode o corpo?

Autores

  • Lidiane Picoli Lima Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isis Gabrielli Secato
  • Renato Pereira Aurelio
  • Reginaldo Aparecido Cândido
  • Rutinelli da Penha Fávero

Palavras-chave:

identidade, Ensino Médio Integrado, linguagem, corpo

Resumo

Neste relato de experiência sobre o projeto integrador: “O que pode o corpo?”, desenvolvido em 2022, buscou-se refletir as contribuições para a formação dos estudantes. As ações construídas no projeto englobaram os conteúdos específicos de cada disciplina, tendo a relação com o conteúdo identidade como tema em comum a ser adotado em todas as disciplinas de maneira integrada. O planejamento e ação do projeto integrador entre as disciplinas tiveram como base os autores Ramos, Frigotto, Ciavatta (2005), Maturana (2002) e Bakhtin (1999, 1998 e 2006). A metodologia do relato envolveu a observação participante. Os participantes realizaram ações conjuntas, mas diferentes e foram levados a realizar uma síntese de produções pessoais e da aprendizagem. Chama atenção as mudanças no momento escolar, refletido pelas criativas e inovadores ações dos alunos. Entende-se ser desejável que o projeto prossiga, para a continuidade da proposta integradora.

Publicado

2023-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios