CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ÊNFASE AO EMPREENDEDORISMO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, contrarreforma, empreendedorismo, trabalho docente

Resumo

Este artigo visa a analisar, com base na concepção de professores da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, os impactos que a contrarreforma do Ensino Médio vem provocando no trabalho docente e o que pensam sobre o estímulo ao empreendedorismo juvenil. Trata-se de resultados parciais da pesquisa empírica e exploratória, em andamento, desenvolvida junto aos professores e professoras que lecionam no Ensino Médio de Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo, em escolas localizadas no município de Maricá/RJ. Nessa etapa, a pesquisa utilizou-se de questionários abertos e de um grupo focal como procedimentos de levantamento das informações. Os resultados indicam a sobrecarga do trabalho em decorrência das mudanças implementadas, que o empreendedorismo é um conceito em disputa entre os professores e professoras e que o aprofundamento da dualidade educacional, na concepção dos docentes, é a principal consequência a ser produzida pela nova matriz curricular.

Biografia do Autor

Filipe Cavalcanti Madeira, Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ / SME Maricá-RJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU/FFP/UERJ). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (FFSD) e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente atua como diretor geral na Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, localizada no município de Maricá-RJ e professor de História na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professor Associado da Faculdade de Educação/UERJ e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU/FFP/UERJ) e em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Procientista (UERJ) e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Publicado

2023-12-18