CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E A ÊNFASE AO EMPREENDEDORISMO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Ensino Médio, contrarreforma, empreendedorismo, trabalho docenteResumo
Este artigo visa a analisar, com base na concepção de professores da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, os impactos que a contrarreforma do Ensino Médio vem provocando no trabalho docente e o que pensam sobre o estímulo ao empreendedorismo juvenil. Trata-se de resultados parciais da pesquisa empírica e exploratória, em andamento, desenvolvida junto aos professores e professoras que lecionam no Ensino Médio de Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo, em escolas localizadas no município de Maricá/RJ. Nessa etapa, a pesquisa utilizou-se de questionários abertos e de um grupo focal como procedimentos de levantamento das informações. Os resultados indicam a sobrecarga do trabalho em decorrência das mudanças implementadas, que o empreendedorismo é um conceito em disputa entre os professores e professoras e que o aprofundamento da dualidade educacional, na concepção dos docentes, é a principal consequência a ser produzida pela nova matriz curricular.