O MOVIMENTO DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
no contexto da Reforma do Ensino Médio
Palavras-chave:
movimento estudantil, ocupações secundaristas, Novo Ensino Médio, Reforma empresarial da educaçãoResumo
Este artigo objetiva discutir as ocupações secundaristas das e dos ocupas enquanto movimento de resistência à Reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório e compreende diálogos com aportes teórico-conceituais interdisciplinares a respeito da categoria juventude a partir de uma concepção dialética, do campo político das políticas educacionais de ensino médio e da reforma empresarial de educação em curso no país. Como resultado, apontamos a urgência em compreender a juventude enquanto categoria social de direitos, concebida a partir de múltiplas dimensões. Argumentamos a respeito das ocupações secundaristas enquanto movimento de resistência às políticas públicas neoliberais, em particular, a reforma supramencionada. E, por fim, que a juventude brasileira está em disputa pelos interesses dos agentes do mercado enquanto sujeito estratégico do desenvolvimento econômico.