O MOVIMENTO DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

no contexto da Reforma do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

movimento estudantil, ocupações secundaristas, Novo Ensino Médio, Reforma empresarial da educação

Resumo

Este artigo objetiva discutir as ocupações secundaristas das e dos ocupas enquanto movimento de resistência à Reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório e compreende diálogos com aportes teórico-conceituais interdisciplinares a respeito da categoria juventude a partir de uma concepção dialética, do campo político das políticas educacionais de ensino médio e da reforma empresarial de educação em curso no país. Como resultado, apontamos a urgência em compreender a juventude enquanto categoria social de direitos, concebida a partir de múltiplas dimensões. Argumentamos a respeito das ocupações secundaristas enquanto movimento de resistência às políticas públicas neoliberais, em particular, a reforma supramencionada. E, por fim, que a juventude brasileira está em disputa pelos interesses dos agentes do mercado enquanto sujeito estratégico do desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFFS. Doutor em Geografia, pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE).

 

Laila Lauanda Alves de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Camboriú, Santa Catarina. Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (IFC)

Publicado

2023-12-18