A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, EJA Profissional, Educação em Prisões, CurriculoResumo
O texto objetiva contribuir com a Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em interface com a Educação em Prisões no Estado do Espírito Santo. Por meio da abordagem metodológica de sistematização de experiência, em Mejía (2005), contextualizamos a EJA Profissional no sistema prisional, destacando as práticas pedagógicas. Na primeira parte, dialogamos sobre o processo de Educação em Prisões no Espírito Santo fundamentando a práxis pedagógica em Freire, Julião e Onofre. A seguir, discorremos sobre a Educação Profissional e suas relações com o mundo do trabalho e as realidades dos sujeitos encarcerados, imersos na exploração e precarização do trabalho e historicamente inseridos na lógica do capitalismo. Por fim, a partir da práxis pedagógica em desenvolvimento no percurso da experiência da Educação Profissional apresentamos alternativas de ressignificação curricular e o desafio de integração de teoria e prática no currículo da Educação Profissional no cárcere.