A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO ESPÍRITO SANTO

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, EJA Profissional, Educação em Prisões, Curriculo

Resumo

O texto objetiva contribuir com a Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em interface com a Educação em Prisões no Estado do Espírito Santo. Por meio da abordagem metodológica de sistematização de experiência, em Mejía (2005), contextualizamos a EJA Profissional no sistema prisional, destacando as práticas pedagógicas. Na primeira parte, dialogamos sobre o processo de Educação em Prisões no Espírito Santo fundamentando a práxis pedagógica em Freire, Julião e Onofre. A seguir, discorremos sobre a Educação Profissional e suas relações com o mundo do trabalho e as realidades dos sujeitos encarcerados, imersos na exploração e precarização do trabalho e historicamente inseridos na lógica do capitalismo. Por fim, a partir da práxis pedagógica em desenvolvimento no percurso da experiência da Educação Profissional apresentamos alternativas de ressignificação curricular e o desafio de integração de teoria e prática no currículo da Educação Profissional no cárcere.

Biografia do Autor

João Batista Pereira Alves, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo - SEE-ES

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina/ES. Atua como técnico pedagógico da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação/ES.

Flávia Demuner Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e licenciada em Ciências Biológicas pela Escola Superior São Francisco de Assis. Pesquisadora vinculada ao Nepe/Ufes - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. Atua como técnica pedagógica da Educação em Prisões na Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação/ES.

Mariane Berger, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEE-ES

Mestranda em Educação e Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina/ES. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Popular e Movimentos Sociais da América Latina/Ufes e Coletivo Girassol/Ifes. Gerente da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação/ES.

Publicado

2023-12-18