HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Origem e desdobramentos das políticas públicas

Autores

Palavras-chave:

educação profissional, Educação Profissional e Tecnológica, políticas públicas, história da educação profissional

Resumo

Muitas são as reformas que ocorrem na educação profissional ao longo dos anos decorrentes da implementação de políticas públicas que refletem a perspectiva sócio-política de cada período governamental. Assim o presente artigo, produzido a partir da tese de doutorado da autora, tem o objetivo de apresentar e analisar, com um olhar no contexto social, político e econômico a trajetória histórica desta modalidade de ensino no Brasil, desde suas origens até a institucionalização e operacionalização da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental e descritiva. Este estudo revelou que a educação profissional no Brasil passou por avanços e retrocessos ao longo da história, mas foi nos primeiros quinze anos do século XXI que ocorreu de fato um fortalecimento das políticas públicas direcionadas à educação profissional, o que permitiu sua expansão em todo o território brasileiro.

Biografia do Autor

Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Colégio Politécnico da UFSM, onde atua há 22 anos na Educação Profissional e Tecnológica. Doutora em Educação (UFSM), mestre em Engenharia de Produção (UFSM) na área de concentração em Tecnologia da Informação e graduação em Informática (UFSM). Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa GEPETER (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede).

Publicado

2023-12-18