A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/CAMPUS DE BREVES
Aproximações teóricas e práticas
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação do Campo, Pedagogia da AlternânciaResumo
Este artigo objetiva analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de Breves, estado do Pará, aprovado em 2018, no que concerne à sua concepção de organização pedagógica e curricular. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental. No âmbito documental, a análise teve como foco o Projeto-Político Pedagógico do Curso de Educação do Campo do IFPA, Campus Breves/PA. Conclui-se que a organização pedagógica foi pensada com objetivo de integração a vida, a cultura e os conhecimentos do campo por meio de uma formação de professores. A proposta curricular desenvolvida por meio da Pedagogia da Alternância favorece ao futuro docente vivenciar, na práxis, a relação entre os conhecimentos acadêmicos e a realidade sociocultural das comunidades.