A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/CAMPUS DE BREVES

Aproximações teóricas e práticas

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este artigo objetiva analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de Breves, estado do Pará, aprovado em 2018, no que concerne à sua concepção de organização pedagógica e curricular. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental. No âmbito documental, a análise teve como foco o Projeto-Político Pedagógico do Curso de Educação do Campo do IFPA, Campus Breves/PA. Conclui-se que a organização pedagógica foi pensada com objetivo de integração a vida, a cultura e os conhecimentos do campo por meio de uma formação de professores. A proposta curricular desenvolvida por meio da Pedagogia da Alternância favorece ao futuro docente vivenciar, na práxis, a relação entre os conhecimentos acadêmicos e a realidade sociocultural das comunidades.

Biografia do Autor

Cleide Carvalho de Matos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professora Adjunta  da UFPA, Campus Universitário do Marajó, Breves, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB/UFPA). Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo (NEPEC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia.

Jeovani de Jesus Couto, Instituto Federal de Educação do Pará - IFPA

Docente do Instituto Federal do Pará- Campus Breves, é Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares- IFPA, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável -UFPA e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.  

Publicado

2023-12-11