DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Integração curricular, Instituto Federal de Educação, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares realizadas em aula pelos docentes. A pesquisa ocorreu com a aplicação de questionário eletrônico para 334 estudantes, sendo que 124 deles responderam e a análise foi realizada a partir da metodologia exploratória e qualitativa. Como resultados, constatou-se que as práticas interdisciplinares são reconhecidas e valorizadas pelos estudantes que identificaram convergência dos conteúdos e temas comuns entre as Unidades Curriculares. As atividades interdisciplinares são oriundas de tentativas de aproximações, respeitando as especificidades das diferentes áreas do conhecimento e oportunizando o diálogo entre as disciplinas, de forma significativa, dando sentido aos conhecimentos que estão sendo construídos reiterando a importância do Ensino Médio Integrado enquanto formação indissociável e omnilateral.

Biografia do Autor

Fernanda Broch Stadler, IFSC

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestrado em Química Inorgânica - Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), com ênfase em Química Inorgânica, cursando Especialização em Mídias Aplicadas na Educação (2021). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste na área de Química. Tem experiência na área do ensino de ciências, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem. Participa do Grupo e Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade (GPEEDI).

Simone Raquel Casarin Machado, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (2004), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialização em Tecnologias para a Educação Profissional (2020), Especialização em Docência para Educação Profissional (2022). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Modelagem Matemática, prática de ensino, Interdisciplinaridade, STEM e Educação Matemática. Participa do Grupo e Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade (GPEEDI) e da Comissão Local de Direitos Humanos (IFSC-SMO).

Idianes Tereza Mascarelo, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2021), integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2005), possui Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - IFSC (2020), Especialização em Docência no Ensino Superior - Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2015), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Atualização em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2002). Possui graduação em Pedagogia- Habilitação em Supervisão Educacional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (1998). Atuou como professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e atualmente faz parte do quadro de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC na função de Pedagoga. Desenvolve seus estudos nas seguintes temáticas: Reforma do Ensino Médio, educação profissional, Institutos Federais em Educação e ensino médio integrado.

Fernando Dala Santa

Doutor em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (2019) com período de estágio Doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2017). Mestre em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (2013). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2009), em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019) e em História pelo Centro Universitário Internacional (2021). Possui experiência na área da Educação e da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, cibercultura, educação e tecnologia, ética, hermenêutica filosófica e história da Filosofia. Integra o Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF). Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Platonistas.

Publicado

2023-12-18