DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Integração curricular, Instituto Federal de Educação, Ensino Médio IntegradoResumo
Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares realizadas em aula pelos docentes. A pesquisa ocorreu com a aplicação de questionário eletrônico para 334 estudantes, sendo que 124 deles responderam e a análise foi realizada a partir da metodologia exploratória e qualitativa. Como resultados, constatou-se que as práticas interdisciplinares são reconhecidas e valorizadas pelos estudantes que identificaram convergência dos conteúdos e temas comuns entre as Unidades Curriculares. As atividades interdisciplinares são oriundas de tentativas de aproximações, respeitando as especificidades das diferentes áreas do conhecimento e oportunizando o diálogo entre as disciplinas, de forma significativa, dando sentido aos conhecimentos que estão sendo construídos reiterando a importância do Ensino Médio Integrado enquanto formação indissociável e omnilateral.