A PRÁXIS COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Uma reflexão freireana

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Práxis educativa, Projeto Pedagógico, Curso de Pedagogia

Resumo

Esse artigo é fruto das reflexões realizadas na Mesa Redonda intitulada: Descaracterização do curso de Pedagogia: as ameaças da Resolução n. 02/2019, com a participação das professoras Katia Curado (UnB), Marcia Ângela Aguiar (UFPE) e eu, tendo como mediadora a professora Leda Scheibe (SC), ocorrida no dia 22 de setembro de 2022, durante o XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A partir do tema da mesa, cada professora focou em uma temática específica dessa descaracterização. Esse artigo tratará, assim como ocorreu na Mesa, da práxis em uma perspectiva freireana. Para isso, resgatamos o ponto de partida e o contexto em que a trajetória docente consegue identificar a práxis como um dos grandes prejuízos da Resolução 2/2019, na medida em que restringe, reduz e retrocede na definição e na busca de uma unidade de sentido para a práxis e para a sua importância na formação de professores/as da Educação Básica. Como exemplos, trago dois Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia em que tive a oportunidade de participar, como formas de materializar a práxis como eixo estruturante da formação.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia -  UFU (2000). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Associada do Núcleo de Didática na Faculdade de Educação (Faced) da UFU. Professora permanente da Linha de Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced-UFU. Coordenadora do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF-UFU) Autora do livro: A pesquisa e a prática pedagógica no curso de Pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática, fruto da tese de doutorado (2011). Trabalha com as disciplinas de Didática e Princípios Éticos Freireanos nos cursos de formação de professores/licenciatura.

 

Publicado

2023-09-30