AS DISPUTAS ACERCA DA IDENTIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Uma leitura a partir da categoria historicidade

Autores

Palavras-chave:

Institutos Federais, Historicidade, Identidade Institucional, Dualidade Educacional, Politecnia

Resumo

O presente artigo trata das disputas acerca da identidade da educação profissional no Brasil. Analisando como as escolas técnicas foram construídas ao longo do tempo, o estudo monitora traços que permanecem atuais até hoje, atravessando a identidade dos Institutos Federais. Utilizando o materialismo histórico e dialético como aporte teórico e metodológico, a pesquisa foca na categoria da historicidade, a partir da qual o objeto é identificado e analisado. Como resultado, é possível perceber que as atuais políticas relacionadas a educação profissional atuam na manutenção da dualidade educacional, refletida na disputa acerca da identidade institucional dos IFs: escola técnica para formar trabalhadores pobres ou universidade para produzir ciência e tecnologia? Buscando a unidade na diversidade, o texto se encerra resgatando as discussões acerca da politecnia como caminho para a superação das disputas e dilemas apresentados.

Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont/MG. Participa do Grupo These – Projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde, UERJ/UFF/Fiocruz.

Publicado

2023-12-18