AS DISPUTAS ACERCA DA IDENTIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Uma leitura a partir da categoria historicidade
Palavras-chave:
Institutos Federais, Historicidade, Identidade Institucional, Dualidade Educacional, PolitecniaResumo
O presente artigo trata das disputas acerca da identidade da educação profissional no Brasil. Analisando como as escolas técnicas foram construídas ao longo do tempo, o estudo monitora traços que permanecem atuais até hoje, atravessando a identidade dos Institutos Federais. Utilizando o materialismo histórico e dialético como aporte teórico e metodológico, a pesquisa foca na categoria da historicidade, a partir da qual o objeto é identificado e analisado. Como resultado, é possível perceber que as atuais políticas relacionadas a educação profissional atuam na manutenção da dualidade educacional, refletida na disputa acerca da identidade institucional dos IFs: escola técnica para formar trabalhadores pobres ou universidade para produzir ciência e tecnologia? Buscando a unidade na diversidade, o texto se encerra resgatando as discussões acerca da politecnia como caminho para a superação das disputas e dilemas apresentados.