CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO EM DISPUTA EM CONTEXTO DE EXCLUSÃO
Reflexões e desafios a partir da análise das Licenciaturas em Educação do Campo
Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Práxis, EgressosResumo
Este artigo objetiva apresentar alguns resultados de pesquisas sobre a práxis dos egressos dos cursos vinculados ao Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo − PROCAMPO, bem como sobre a práxis dos docentes da Educação Superior que nelas atuam. O percurso metodológico para a concretização destas pesquisas fundamenta-se nas categorias do Materialismo Histórico-Dialético. A intencionalidade maior desses estudos tem sido produzir subsídios para o aprimoramento e a consolidação do PROCAMPO, identificando-se ações necessárias tanto ao apoio à atuação dos egressos, nos três níveis de governo, quanto as ações necessárias à consolidação desses cursos no âmbito da Educação Superior. Tais pesquisas tem ainda com intencionalidade contribuir também com a sistematização de elementos teórico-práticos que contribuam com a afirmação de uma matriz de formação docente emancipatória e transformadora.