CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO EM DISPUTA EM CONTEXTO DE EXCLUSÃO

Reflexões e desafios a partir da análise das Licenciaturas em Educação do Campo

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Práxis, Egressos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns resultados de pesquisas  sobre a práxis dos egressos dos cursos vinculados ao Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo − PROCAMPO, bem como sobre a práxis dos docentes da Educação Superior que nelas atuam.  O percurso metodológico para a concretização destas pesquisas fundamenta-se nas  categorias do Materialismo Histórico-Dialético. A intencionalidade maior desses estudos  tem sido  produzir subsídios para o aprimoramento e a consolidação do PROCAMPO, identificando-se ações necessárias tanto ao apoio à atuação dos egressos, nos três níveis de governo, quanto as ações necessárias à consolidação desses cursos no âmbito da Educação Superior. Tais pesquisas tem ainda com intencionalidade contribuir também com a sistematização de elementos  teórico-práticos que contribuam com a afirmação de  uma matriz de formação docente emancipatória e transformadora.

Biografia do Autor

Monica Castagna Molina, UNB

Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Tem Pós-doutorado em Educação (UNICAMP, 2013), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (UnB, 2003) e Mestrado em Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (UnB/CNPq).

Publicado

2023-09-30