FORMAÇÃO DOCENTE

Ensaios de (re)existência com os currículos

Autores

Palavras-chave:

formação docente, currículos, cotidianos

Resumo

Diante das recentes implementações de políticas curriculares nacionais, somos convocados a pensar política e epistemologicamente os saberes docentes e os processos de formação de professores. Partindo da contextualização sobre os debates e tensões que constituem o cenário atual e de pesquisas recentes no campo dos cotidianos, buscamos uma reflexão quanto aos sentidos de “prática” e trazemos um mapeamento visando fomentar discussões e análises sobre processos de resistência a partir das mobilizações e de movimentos organizados e orgânicos que nos permitem identificar confluências, debates e disputas de sentidos de educação e docência. Metodologicamente recorremos aos princípios das pesquisas com os cotidianos (ALVES, 2017; 2019; OLIVEIRA, 2013), análise qualitativa do mapeamento de movimentos ligados aos Cursos de Pedagogia no Brasil, bem como às contribuições das pesquisas com narrativas no modo como expressamos os estudos realizados ao narrar processos (CERTEAU, 1994; REIS, 2014).

Biografia do Autor

Alexandra Garcia , UERJ

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PROPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora Associada da mesma instituição. Foi Professora Visitante na Universidade do Minho, em Portugal, como Bolsista Professora Visitante Sênior CAPES/PRINT (2021/2022). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGedu/FFP) e do PROPEd-UERJ e Procientista (UERJ). É 1ª vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo - ABdC (Biênio 2021-2023). Membro do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) e do Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia - Rio de Janeiro.

Marcelle Tenorio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022) na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, com bolsa Mestrado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Participante do Grupo de pesquisa Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidianos (UERJ). Secretária Acadêmica da sede no Brasil da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Publicado

2023-09-30 — Atualizado em 2023-09-30

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