FORMAÇÃO DOCENTE
Ensaios de (re)existência com os currículos
Palavras-chave:
formação docente, currículos, cotidianosResumo
Diante das recentes implementações de políticas curriculares nacionais, somos convocados a pensar política e epistemologicamente os saberes docentes e os processos de formação de professores. Partindo da contextualização sobre os debates e tensões que constituem o cenário atual e de pesquisas recentes no campo dos cotidianos, buscamos uma reflexão quanto aos sentidos de “prática” e trazemos um mapeamento visando fomentar discussões e análises sobre processos de resistência a partir das mobilizações e de movimentos organizados e orgânicos que nos permitem identificar confluências, debates e disputas de sentidos de educação e docência. Metodologicamente recorremos aos princípios das pesquisas com os cotidianos (ALVES, 2017; 2019; OLIVEIRA, 2013), análise qualitativa do mapeamento de movimentos ligados aos Cursos de Pedagogia no Brasil, bem como às contribuições das pesquisas com narrativas no modo como expressamos os estudos realizados ao narrar processos (CERTEAU, 1994; REIS, 2014).
Publicado
Versões
- 2023-09-30 (2)
- 2023-09-30 (1)