ENSINO MÉDIO NOTURNO
agruras e desafios
Palavras-chave:
Ensino médio, Ensino noturno, Estudantes, Trabalho e EducaçãoResumo
O presente texto trata do ensino médio noturno e tem como objetivo debater, de forma cotejada, tanto aspectos históricos e estruturais que o caracterizam, como as agruras e desafios dessa etapa de escolarização através da participação de estudantes. O referencial teórico que norteou a construção do artigo foram legislações que regem a educação no Brasil e autores que abordam uma interpretação crítica acerca do tema em questão. A metodologia foi a revisão bibliográfica e documentos jurídicos, assim como a realização de uma pesquisa empírica exploratória, que aplicou questionários e realizou grupo de discussão com estudantes do primeiro ano do ensino médio noturno em uma escola pública no Rio de Janeiro. A conclusão é que o ensino médio noturno ainda tem uma presença marcante na educação brasileira e que os estudantes, com todos os seus contratempos particulares e da escola noturna, almejam melhorar a sua condição de vida através da conclusão de seus estudos.