ENSINO MÉDIO NOTURNO

agruras e desafios

Autores

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino noturno, Estudantes, Trabalho e Educação

Resumo

O presente texto trata do ensino médio noturno e tem como objetivo debater, de forma cotejada, tanto aspectos históricos e estruturais que o caracterizam, como as agruras e desafios dessa etapa de escolarização através da participação de estudantes. O referencial teórico que norteou a construção do artigo foram legislações que regem a educação no Brasil e autores que abordam uma interpretação crítica acerca do tema em questão. A metodologia foi a revisão bibliográfica e documentos jurídicos, assim como a realização de uma pesquisa empírica exploratória, que aplicou questionários e realizou grupo de discussão com estudantes do primeiro ano do ensino médio noturno em uma escola pública no Rio de Janeiro. A conclusão é que o ensino médio noturno ainda tem uma presença marcante na educação brasileira e que os estudantes, com todos os seus contratempos particulares e da escola noturna, almejam melhorar a sua condição de vida através da conclusão de seus estudos.

Biografia do Autor

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRJ. Possui Mestrado e Doutorado em Educação (UFRJ), sendo graduado em Educação Física e Pedagogia. Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e coordena o projeto de pesquisa ‘O Novo Ensino Médio como "janela de oportunidade" na formação da força de trabalho no Brasil` e o "Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente".

Nathalia Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Gisele Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora na Secretaria Municipal de Petrópolis (RJ) e orientadora educacional em Duque de Caxias (RJ). Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Publicado

2023-10-15