MARCOS IMPORTANTES NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
(des) caminhos na Formação inicial
Palavras-chave:
Políticas educacionais., Formação inicial de professores , Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
O artigo objetiva analisar algumas mudanças nas políticas de formação de professores para a Educação Básica, a partir das Resoluções CNE/CP 2/2015 e 2/2019, no que concerne à formação inicial. O estudo, pauta-se pela abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e análise documental. Os documentos analisados são as Resoluções aprovadas pelo CNE, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada para a Educação Básica. Conclui-se que a Resolução 2/2015 representa um marco de lutas construídas coletivamente para a formação de professores e a Resolução 2/2019, é vista como uma tentativa de retirada de conquistas já efetivadas, caracterizando, portanto, caminhos de retrocessos alinhados aos interesses das políticas neoliberais, retomando o foco nas competências e retirando a autonomia das instituições formadoras e dos professores nos cursos de formação de professores para a Educação Básica.