CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RESOLUÇÃO 02/2019 DO CP/CNE

Resistências propositivas

Autores

Palavras-chave:

Concepção de formação de professores, Política de Formação de Professores, Análise de normativos legais

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma análise da Resolução CNE/CP 02/2019 e do Parecer CNE/CP 22/2019, mostrando os desafios e prejuízos para a formação de professores, bem como expor possibilidades de resistências propositivas para o coletivo dos/das docentes que atuam em diferentes cursos de licenciaturas, tendo como ancoragem a discussão sobre a concepção de formação de professores e os sentidos linguísticos desse conceito, explicitados ou obliterados, nesses documentos. A análise evidencia uma “formação alinhada” para atender aos ditames da ideologia capitalista que impera de forma desumana em nossa sociedade. Destaca, também, a culpabilização dos formadores de professores e dos docentes da Educação Básica, que exime completamente o Estado da responsabilidade pelo desmonte da educação nos últimos anos, sobretudo desde o golpe jurídico-midiático-parlamentar, bem como propaga uma formação centralizada em competências e habilidades profissionais atreladas ao desenvolvimento do futuro “professor/a executor/a” da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela PUC SP. Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Professora de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, pertencentes ao Centro de Ciências da Educação, CED/UFSC. Trabalhou por dezoito anos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, exercendo as funções de Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica.  Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino), condições de trabalho e início do trabalho docente. Pesquisadora de projeto financiado pelo CNPq (Edital Universal 2018): Pesquisa COM Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional (URFJ, UFSC e UECE). Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de PIBIC CNPq do CED/UFSC. Presidenta do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC (gestão 2021-2023). Membro do Conselho Editorial da Formação Docente; Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd - GT 08/Editora Autêntica; Educação & Educação (UECE) e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), da UFPI. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023).

Publicado

2023-09-30