CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RESOLUÇÃO 02/2019 DO CP/CNE
Resistências propositivas
Palavras-chave:
Concepção de formação de professores, Política de Formação de Professores, Análise de normativos legaisResumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma análise da Resolução CNE/CP 02/2019 e do Parecer CNE/CP 22/2019, mostrando os desafios e prejuízos para a formação de professores, bem como expor possibilidades de resistências propositivas para o coletivo dos/das docentes que atuam em diferentes cursos de licenciaturas, tendo como ancoragem a discussão sobre a concepção de formação de professores e os sentidos linguísticos desse conceito, explicitados ou obliterados, nesses documentos. A análise evidencia uma “formação alinhada” para atender aos ditames da ideologia capitalista que impera de forma desumana em nossa sociedade. Destaca, também, a culpabilização dos formadores de professores e dos docentes da Educação Básica, que exime completamente o Estado da responsabilidade pelo desmonte da educação nos últimos anos, sobretudo desde o golpe jurídico-midiático-parlamentar, bem como propaga uma formação centralizada em competências e habilidades profissionais atreladas ao desenvolvimento do futuro “professor/a executor/a” da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.