INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO
Um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Programa de Residência Pedagógica, Formação docenteResumo
O objetivo deste texto é apresentar as reflexões tecidas por uma estudante do Curso de Pedagogia da Universidade do estado do Rio de Janeiro, a partir da iniciação à docência em uma turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oportunizada pela participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). A atuação da residente ocorreu em uma escola pública do Rio de Janeiro no período do ensino remoto, entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Este relato de experiência constituiu como corpus empírico os relatórios semestrais e as anotações feitas pela residente em seu diário de campo, onde problematiza a precarização do trabalho docente e questões relativas ao currículo, a alfabetização, a formação docente e ao exercício do magistério na EJA. Os resultados indicam as contribuições do PRP para a formação de futuras professoras por possibilitar uma maior articulação entre teoria e prática, constituindo o cotidiano escolar como ponto de partida e de chegada da reflexão