INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO

Um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Programa de Residência Pedagógica, Formação docente

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as reflexões tecidas por uma estudante do Curso de Pedagogia da Universidade do estado do Rio de Janeiro, a partir da iniciação à docência em uma turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oportunizada pela participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). A atuação da residente ocorreu em uma escola pública do Rio de Janeiro no período do ensino remoto, entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Este relato de experiência constituiu como corpus empírico os relatórios semestrais e as anotações feitas pela residente em seu diário de campo, onde problematiza a precarização do trabalho docente e questões relativas ao currículo, a alfabetização, a formação docente e ao exercício do magistério na EJA. Os resultados indicam as contribuições do PRP para a formação de futuras professoras por possibilitar uma maior articulação entre teoria e prática, constituindo o cotidiano escolar como ponto de partida e de chegada da reflexão

Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, licenciado em História, Mestre em Educação (UFRJ) e Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), É Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). É pro-cientista (UERJ), "Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Juventude, Trabalho, Educação e Políticas Públicas (JUVENTE).

Bruna Peroba Loreiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pedagoga, Mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduanda em Ciências Sociais pela mesma Universidade.

Publicado

2023-10-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios