A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Educação Física, Formação Continuada, Formação DocenteResumo
Este artigo apresenta o resultado da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que investigou a visão dos professores de Educação Física escolar sobre as propostas de formação continuada desenvolvidas na escola, organizada pela coordenação pedagógica. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo exploratório. Para tanto, a partir dos objetivos de investigação, elaboramos um roteiro de entrevista para realização da coleta de dados. Esse instrumento foi aplicado em vinte professores de Educação Física das escolas municipais de Santo André – SP, com perguntas abertas buscando compreender a visão deles, sobre a formação continuada organizadas pela coordenação. Após a produção de dados, as informações foram processadas com o auxílio do software Iramuteq, que possibilita a análise estatística sobre corpus textuais, como técnica de análise de conteúdo automatizada, obedecendo as etapas estabelecidas por Franco (2009). A partir da análise, podemos inferir que na visão dos professores de Educação Física as propostas de formação não seguem uma continuidade, além disso os assuntos pautados nessa formação fogem às preocupações didático pedagógicas, e quando essas preocupações são abordadas as temáticas, geralmente, envolvem as áreas de Língua Portuguesa ou de Matemática, desconsiderando as necessidades docentes de Educação Física. Os professores apontam ainda que as formações continuadas são prejudicadas pela falta de conhecimento específico na área de Educação Física, bem como o excesso de demandas e atividades desenvolvida pela coordenação pedagógica na rotina escolar.