RESISTÊNCIA PROPOSITIVA

O Curso de Pedagogia no enfrentamento ao autoritarismo das reformas educacionais neoliberais

Autores

Palavras-chave:

Reformas Educacionais, Formação de Professores, Currículo

Resumo

O trabalho apresenta os fundamentos, princípios e estratégias do Curso de Pedagogia no enfrentamento ao processo e padronização e esvaziamento da formação docente decorrente da ascensão das políticas neoliberais para a Educação. O artigo resulta de uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim. A reformulação do PPC ocorreu dois meses antes de o Conselho Nacional de Educação aprovar a proposta de uma Base Nacional Comum para a formação de Professores (RESOLUÇÃO CNE/CP, nº 2 de 20 de dezembro de 2019) em substituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução CNE/CP 2/2015). A metodologia utilizada foi uma análise do PPC reformulado, tendo como fundamento teórico e analítico, o materialismo histórico e dialético.

Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo Trabalho, Contra hegemonia e Emancipação Humana – GEPEC/UNEB e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC/UFBA . É membro fundadora e articuladora da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP.

Pascoal Eron Santos de Souza , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação e diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPED/UNEB), é graduado em Pedagogia e em Licenciatura em Língua Inglesa e suas Literaturas, e Especialista em Educação, Cultura e Contextualidade,  em Psicopedagogia e em Ensino da Língua Inglesa.  É professor do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Publicado

2023-12-11