RESISTÊNCIA PROPOSITIVA
O Curso de Pedagogia no enfrentamento ao autoritarismo das reformas educacionais neoliberais
Palavras-chave:
Reformas Educacionais, Formação de Professores, CurrículoResumo
O trabalho apresenta os fundamentos, princípios e estratégias do Curso de Pedagogia no enfrentamento ao processo e padronização e esvaziamento da formação docente decorrente da ascensão das políticas neoliberais para a Educação. O artigo resulta de uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim. A reformulação do PPC ocorreu dois meses antes de o Conselho Nacional de Educação aprovar a proposta de uma Base Nacional Comum para a formação de Professores (RESOLUÇÃO CNE/CP, nº 2 de 20 de dezembro de 2019) em substituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução CNE/CP 2/2015). A metodologia utilizada foi uma análise do PPC reformulado, tendo como fundamento teórico e analítico, o materialismo histórico e dialético.